4° DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO – ANO B

LEITURAS:
2 Sm 7, 1-5.8b-12.14a.16
Salmo 88
Rm 16, 25-27
Lc 1, 26-38
Celebrando o quarto domingo do advento, somos convidados a renovar a nossa esperança espelhando-nos na figura da Virgem Maria, que entregou sua vida e acreditou apesar de todos os obstáculos. Ela, como ninguém, colocou-se à disposição da realização das promessas de Deus em sua vida, assumindo a missão de ser a mãe do filho de Deus.
Na primeira leitura, Deus anuncia a promessa de que um filho, da descendência de Davi, reinará sobre Israel e firmará a justiça sobre a terra. Assim, percebemos que é desejo de Deus confirmar no meio de seu povo a vida e a paz.
Essa promessa ganha um sentido novo quando contemplamos o trecho do evangelho de Lucas proposto para hoje. Por meio do Anjo, Deus anuncia à Virgem Maria que ela será mãe do Salvador. Deus cumpre a sua promessa, fazendo nascer da descendência de Davi o seu filho, o messias salvador da humanidade.
Na figura de Maria, nossa comunidade se inspira hoje para celebrar esse quarto domingo do advento. Maria foi aquela que acolheu, acreditou e esperou a realização da promessa divina. E não foi só isso: Ela deu a sua vida, Ela se colocou inteira a serviço do projeto salvífico de Deus renunciando a si mesma, fazendo-se serva fiel e obediente do Senhor.
Hoje, somos nós a estar diante da magnífica manifestação do mistério de Deus em seu filho Jesus, pela palavra e pela eucaristia. Dessa presença podem resultar em nós duas atitudes: ou como Maria, nos lançamos inteiros e confiantes nas mãos do Senhor, fazendo-nos seus servos; ou podemos ignorar esse anúncio que ouvimos, desprezando o dom de Deus que nos foi confiado.
Advento é tempo de renovar nossa esperança e de nos prepararmos para o Natal do Senhor, festa da Encarnação do Filho de Deus, nossa acolhida a esse dom sublime. Devemos renunciar a todo desânimo, a toda descrença, a todo pessimismo que não nos faz vislumbrar adiante a salvação que Deus nos oferece. Ao contrário, como fez Maria, temos de nos fazer alegres e esperançosos. Acreditar, mesmo quando tudo parece contrário e preparar nosso coração, nossa vida, para que façamos a experiência de acolher Jesus, conformando nosso ser ao projeto de vida e salvação que Deus prepara para nós.
Que não deixemos esse dom grandioso de Deus passar em vão em nossas vidas, mas que o anúncio da salvação, o anúncio do “Deus conosco” possa nos fazer crescer na fé, na esperança e na caridade e ajude nossa comunidade eclesial a ser sinal da salvação e do amor de Deus ao mundo.  
                                                                                                                                Jandir Silva
2° ano de Teologia