V ETAPA DA ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS - ETeL

Nos Dias 15,16 e 17 de novembro aconteceu à última, das cinco (5) etapas da Escola de Teologia para Leigos (ETeL) de 2013. Veja fotos!
A Etel, no dia 31 de janeiro de 2013 começou o seu IX ano de atuação.  Cinco turmas já concluíram e, enriquecidos por essa experiência, uns 200 leigos e leigas estão atuando, com maior preparo e competência, na vida pastoral de nossa Igreja.
Objetivos da ETeL, sempre foi e é: proporcionar uma formação teológica e pastoral, de modo que o(a) leigo(a) viva simultaneamente seu crescimento em Cristo, sua comunhão eclesial e sua inserção transformadora na sociedade”.
Destinatários antes de tudo, são os Agentes de Pastoral que “buscam uma formação teológico-pastoral que corresponda aos anseios das atividades desenvolvidas”.
Queremos continuar este serviço e proporcionar aos que desejam enriquecer sua vida de fé e capacitação eclesial, uma proposta de formação articulada e exigente. Nestes anos constatamos o valor desta atividade de formação e queremos torná-la sempre mais coerente com sua identidade e finalidade.
Por isso, definimos alguns critérios e exigências que deem aos nossos trabalhos caráter e características de verdadeira Escola de formação nas diferentes dimensões: humana, teológica, espiritual e pastoral.
O Documento de Aparecida alerta: “A formação teológica e pedagógica dos catequistas não costuma ser a desejável” (n. 296) e convida para uma “clara e decidida opção pela formação dos membros de nossas comunidades, a favor de todos os batizados, qualquer que seja a função que desenvolvem na Igreja” (n. 276).
Nossa ETeL Possa responder da melhor maneira a este objetivo. É nosso desejo e compromisso.

 
 


CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DA ETeL

Ø Idade mínima: 22 anos (ou, 20 anos e ter participado dos Encontros Vocacionais);
Ø Ter concluído o Ensino Médio;
Ø Ter recebido (ou estar se preparando para) o Sacramento da Crisma;
Ø Os casados: ter celebrado e viver o Sacramento do Matrimônio;
Ø Ter disponibilidade para participar das 5 etapas anuais por 4 anos;
Ø Exercer alguma atividade pastoral, reconhecida pelo Padre, em sua Paróquia;
Ø Ser apresentado/a pelo Padre da Paróquia;
Ø Participar, também, nas tarefas da casa e propostas de vivência comunitária em espírito fraterno e humilde, fiel ao estilo cristão, disponível em aceitar e saber colaborar com os outros que encontrar;
Ø Buscar conhecimentos bíblicos e teológicos dentro de uma espiritualidade cristã que proporcionem uma mais profunda experiência de Deus e de Jesus Cristo no Espírito Santo.

Se Você estiver interessado em se inscrever na ETel, procure a Secretaria de sua Paróquia!