O QUE É A ADIPS (ASSOCIAÇÃO DIOCESANA DE PROMOÇÃO SOCIAL)?

A Associação Diocesana de Promoção Social trata-se da reunião de fiéis leigos e clérigos da Igreja Católica, sediada na Av. Dr. Nelson Leal, nº 1009, na cidade de Livramento de Nossa senhora, estado da Bahia. Simultaneamente, é também uma associação civil sem fins lucrativos, regida pelo Direito Canônico, bem como pela Legislação Civil, no que couber.
A ADIPS tem por objetivo: formar lideranças comunitárias; coordenar obras sociais, através de serviços, programas, projetos e benefícios no campo de assistências, visando atingir os grupos sociais mais vulneráveis; firmar convênios e parcerias com órgãos públicos, entidades privadas e pessoas físicas; defender e promover a ética, a paz, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais; realizar cursos de capacitação de modo a nivelar o conhecimento e qualificar os serviços prestados.
A Associação, em parceria com a ASA - Articulação no Semiárido Brasileiro, desenvolve trabalhos edificantes, com uma nova perspectiva sobre o semiárido, abandonando o discurso de “combate à seca”, com vistas a defender uma postura de “convivência com o Semiárido brasileiro”.Essa mediação tem como finalidade transformar a realidade, retirando a região do mundo das injustiças, inserindo-a numa dimensão mais digna.
O novo olhar sobre a região do Sertão é baseada no respeito às tradições culturais de seu povo, adotando como metodologia a construção coletiva, enfatizando o conhecimento construído e acumulado pelas comunidades do Semiárido. O povo é o protagonista de uma nova história.
A ASA tem como missão “fortalecer a sociedade civil na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o Semiárido referenciados em valores culturais e justiça Social”. A Articulação é fruto da união de diversos movimentos da sociedade civil, entre elas associações de agricultores, cooperativas de produção, igrejas católicas e evangélicas, ONG´s, entre outras.
Sabe-se que a vida do sertanejo é marcada por vários aspectos econômicos, políticos e educacionais responsáveis pela marginalização de seu povo, o imaginário construído pela mídia em relação à região é aquele de miséria, sem ressaltar a sua biodiversidade e as grandes potencialidades da região, que se adapta, constantemente, às características climáticas locais. A água de qualidade e em quantidade suficiente é direito de todos, e indispensável ao ser humano para sobreviver e se desenvolver. Porém, no semiárido há uma grande escassez de água, haja vista a irregularidade das chuvas no tempo e no espaço, permanecendo até 8 (oito) meses em estiagem.
Nesse contexto, a ASA, em colaboração com a ADIPS, propõe-se a desenvolver um projeto de sustentabilidade, e adaptado à região, valorizando as experiências locais, na troca de experiências entre agricultores e agricultoras, atuando na implementação de políticas públicas que englobam o combate à desertificação, acesso a terra e a água, assistência técnica às famílias, conservação e reprodução de sementes naturais; educação contextualizada. Há, portanto, a busca da valorização da região, tratando o Semiárido de forma original, com ações concretas, simples e viáveis.
Nesse sentido, a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), institucionalidade da ASA, celebrou contrato com a ADIPS, através de recursos provenientes do Contrato de Concessão de Colaboração Financeira realizado com o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, visando à execução do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
O P1+2 tem por objetivo a implementação de tecnologias sociais de acesso a água para consumo, bem como para a produção de alimentos, com vistas a contribuir, por meio de processo educativo, para a transformação social, ampliando a convivência sustentável e solidária com o Semiárido.
A ADIPS irá implementar 320 tecnologias sociais, quais sejam: 144 cisternas de calçadão, 144 cisternas enxurrada, 1 barragem subterrânea, 31 barreiros trincheira. A execução do contrato terá duração de 11 meses e será realizado nos municípios de Jussiape, Paramirim e Tanhaçu.
Maria José Viana Santos
Comunicadora Popular - ADIPS