ANO MARIANO

Hoje, 12 de outubro de 2016, começa o Ano Mariano, que terminará no dia 11 de outubro de 2017. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na ocasião dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, propõe que se celebre, em todas as Igrejas do Brasil, um ano de especial devoção a Maria, a Mãe de Jesus. Além dessa data, em 2017, recordamos os 100 anos das aparições, em Fátima (Portugal), e comemoramos os 50 anos da instituição da nossa Diocese, que tem em Nossa Senhora do Livramento sua Padroeira.
Essas datas se tornem ‘momentos de graça’ para fortalecer nossa devoção a Maria e, por meio dela, aumente nossa fé no Senhor Jesus. Na Missa de abertura da V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, em Aparecida (13 de maio de 2007), o papa Bento XVI, afirmava: “A Virgem Maria alcance para a América Latina e o Caribe ser abundantemente revestida da força do alto (cf. Lc 24,39) para irradiar no Continente e em todo o mundo a santidade de Cristo”. Escutemos Jesus com atenção, olhemos para Ele com carinho, e seguimos com fidelidade o nosso único Senhor. Maria nunca chama a atenção sobre si mesma; Ela, ‘a serva do Senhor’ (Lc 1,48), pede que ‘escutemos o que Ele disser’ (Jo 2,5).
Então, irmãos e irmãs, de coração e insistentemente, peço que todos os filhos e filhas de nossa Igreja católica da Diocese, ao longo deste ano, orientados pelos seus Padres e Animadores/as de Comunidade, acolham as propostas da Diocese (entre elas, a Romaria ao Santuário de Aparecida), redescubram o sentido da verdadeira devoção a Maria, orem, em família, com a bonita oração do Rosário (uma sua parte), reavivem a fé seguindo o exemplo de Maria que ‘guardava tudo o que acontecia em sua vida’ e ‘remoendo-o’ em seu coração, com serenidade e fé (cf. Lc 2,51).
Maria “nos ensine a sair de nós mesmos no caminho do sacrifício, de amor e serviço, como fez na visita a sua prima Isabel, para que, peregrinos a caminho, cantemos as maravilhas que Deus tem feito em nós conforme sua promessa” (Documento de Aparecida, 554).
Maria, a Mãe de Jesus, que invocamos com os títulos de ‘Nossa Senhora da Conceição Aparecida’, ‘Nossa Senhora de Fátima’ e ‘Nossa Senhora de Livramento’ nos ilumine com seu exemplo, nos proteja com sua maternal bondade e, do seu exemplo de amor, aprendamos a amar e acolher enquanto estamos a caminho nas estradas da vida terrena.
Esse o meu desejo. Com o olhar fixo em Jesus, unido em oração com cada um/a de vocês, irmãos e irmãs, peço ao Pai que derrame abundantemente os dons do divino Espírito sobre a nossa Igreja e todas as famílias.

Dom Armando