PARTILHANDO NOSSA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE DA MATINHA DE CIMA

 A Comunidade da Matinha de Cima, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, possui cerca de 450 habitantes. Recentemente, os crismandos e alguns membros da comunidade católica realizaram uma Missão, indo de casa em casa; e, na oportunidade, coletaram dados sobre a realidade religiosa da comunidade. Os dados revelaram que mais de 90% das pessoas da comunidade se declaram católicas, mas uma boa parte disse que não participava da vida da Igreja, por vários motivos; um deles é por não ter uma igreja na Comunidade.
Vale ressaltar que a Comunidade da Matinha de Cima, há algum tempo, estava, por assim dizer, desativada. Os católicos de lá, quando podiam, participavam das celebrações da missa nas comunidades vizinhas e na Catedral.
Há, aproximadamente, seis meses, a comunidade voltou a se reunir, duas vezes por semana: às quintas-feiras, para a reza do terço; e, aos sábados, para a celebração da Palavra. Também se iniciou a catequese Infantil e a catequese de preparação para a Crisma, sempre no espaço escolar da Comunidade (Escola Tiradentes); e, contando com o apoio de Fátima e do bispo, que, nesse recomeço da comunidade, já presidiu, duas vezes, a celebração da Eucaristia, na Escola.
No ano passado, realizamos a Novena de Natal, que, no início, parecia ser algo impossível de se concretizar, pela insegurança dos animadores da Novena. Entretanto, conseguimos organizar cinco grupos. O interessante foi que todos queriam receber a Novena em casa. Então, foi feito um planejamento, organizando a relação das residências onde as novenas aconteceriam, dando prioridade a pessoas com deficiência, idosos e pessoas que não possuíam condições para ir ao local onde ocorrem as celebrações da Palavra de Deus. A última novena aconteceu na Escola Tiradentes, mesmo local onde a comunidade se reúne, semanalmente, para seus encontros e celebrações. Houve uma excelente participação. Ao Final da celebração do Natal do Senhor (23/12), tivemos uma confraternização, com partilha de tudo o que as pessoas trouxeram: bolos, tortas, farofa, frutas, refrigerantes,... Uma fartura!

A meta da comunidade da Matinha de Cima para 2017 é continuar firme com as celebrações da Palavra e do terço; com a catequese; e unir forças para a construção da capela da Comunidade, visto que é um sonho de todos os católicos da comunidade. Já ganhamos o terreno, já temos o projeto e já começamos trabalhar para arrecadar fundos para isso. Esperamos continuar contando com o apoio de todos, sobretudo para a compra de material de construção e outros recursos necessários para a edificação do templo do senhor em nossa Comunidade: “Uma pedra e outra pedra, um tijolo e outro tijolo”, estamos trabalhando para a construção da Casa do Senhor, aquela humana e também a de Pedras. 

VEJA MAIS FOTOS!

Débora e crismandos 
Comunidade Matinha de Cima