3º SIMPÓSIO COM OS ALUNOS QUE CONCLUÍRAM A ETEL


Aconteceu no último final de semana, 20 e 21 de julho de 2019, o 3º Simpósio para os alunos que concluíram a Escola de Teologia para Leigos. Cerca de 70 participantes – alunos, padres, diáconos e seminarista – reunidos no Centro Diocesano, em Livramento de Nossa Senhora, refletiram por meio de palestras, mesa redonda e debates sobre “A Família hoje à luz do Evangelho – Sua missão no mundo e na Igreja”. Em sintonia com o projeto diocesano de evangelização “Igreja missionária a serviço do Evangelho”, que neste ano destaca “a Família e sua missão na Sociedade e na Igreja”, o evento favoreceu o reencontro entre colegas de turma e a exposição de ideias, opiniões e questionamentos acerca da realidade familiar.
Com base nas respostas ao questionário que cada aluno respondeu previamente obtivemos uma visão panorâmica da realidade familiar. Vimos que a Igreja tem muitas ações em vista da família, porém precisa aperfeiçoar sua atuação pastoral e o vínculo da fé com a vida. Nesse sentido, os alunos que já concluíram a formação teológica precisam ser multiplicadores nas comunidades, porque a solidez na formação é a garantia de cristãos mais conscientes da fé e mais responsáveis pela animação bíblica da vida e da pastoral, pela vida litúrgica e pela evangelização em nossas paróquias. Como ainda não há acolhida e correspondência suficientes nas comunidades, é necessário intensificar o anúncio da Palavra, a organização pastoral e a colaboração missionária, bem como fortalecer a atenção às famílias.

Numa sociedade mergulhada em crises e muita complexidade, aumenta o relativismo e diminui o fortalecimento dos valores mais essenciais da existência. As drogas e o alcoolismo penetram nos lares e destroem muitas famílias. Já não se sabe qual é o sentido da vida e a morte é cada vez mais mascarada pelas fantasias que limitam o fim da vida à estadia perpétua num jardim florido.
Na educação dos filhos os pais se sentem limitados e concorrentes das redes sociais digitais, da televisão e de outros meios de comunicação social, que ao invés de comunicar distraem muito mais. Essas e outras reflexões, conduzidas pelo nosso bispo diocesano, Dom Armando Bucciol, qualificaram o 3º Simpósio.
Além disso, a ocasião foi oportuna para conhecer as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) e identificar os quatro pilares (Palavra – Pão – Caridade - Missão) que sustentarão a nossa caminhada pastoral nos próximos anos. Certamente, os alunos que passaram pela Escola de Teologia para Leigos, mais do que guardar na memória as recordações do tempo de formação precisam transmitir o que foi aprendido e ajudar outros católicos a evoluírem na compreensão da fé, para juntos reconhecermos a centralidade do Reino de Deus na vida da Igreja e nos empenharmos insistentemente no anúncio concreto do Evangelho de Jesus Cristo para todas as pessoas. Veja mais fotos!

Diácono Marcos Bento