II Visita Pastoral de Dom Armando Bucciol à Paróquia do Senhor Bom Jesus de Piatã


Entre os dias 14 a 18 e 25 a 28 de julho de 2019, foi realizada a Segunda Vista Pastoral de Dom Armando Bucciol à Paróquia do Senhor Bom Jesus de Piatã. Tal visita se caracteriza como uma das formas através das quais o bispo pode manter um maior contato com o povo e os padres da diocese, avaliando as estruturas e os instrumentos pastorais, para, assim, traçar novas metas a partir da realidade observada e vivida. A primeira visita pastoral de Dom Armando nesta paróquia aconteceu no ano de 2008, na presença do padre Cláudio. Nesta última visita, o bispo foi acompanhado pelo padre Gilberto, atual pároco, juntamente com o diácono Júlio César.
O primeiro passo realizado foi o encontro do bispo com o CPP (Conselho Pastoral Paroquial), que aconteceu no dia 16 de junho, antes do início oficial da visita. Nesse encontro, o bispo esclareceu aos representantes das comunidades, pastorais e movimentos qual é verdadeiro sentido da Visita Pastoral. Para isso, recordou a viagem missionária de Paulo e Barnabé, culminando com as orientações do Concílio de Trento. Neste percurso, ficou sempre clara a mensagem de que a missão da Igreja é evangelizar, e que anunciar o Evangelho não é apenas apregoar um livro, mas tonar conhecido o próprio Cristo. Em momento oportuno, foi entregue ao bispo o Relatório Preliminar da Visita Pastoral, que é composto por um breve histórico paroquial, que destaca períodos importantes vividos pela paróquia, juntamente com a atuação das pastorais e movimentos; tal histórico desemboca na situação hodierna e é concluído com o anexo das fichas entregues pelas comunidades, contendo diversas informações sobre as mesmas.
No dia 14 de julho, pontualmente às 18h30min, o bispo foi acolhido pelos paroquianos de Piatã em frente à Igreja do Rosário. De lá, todos seguiram para a matriz do Senhor Bom Jesus, onde o padre Gilberto proferiu palavras de acolhida, traçando o itinerário da visita; sequencialmente, o bispo discorreu sobre os seus desejos e objetivos com a Visita Pastoral. Este belo momento foi coroado com a oração do Angelus e o hino do padroeiro. Em seguida, foi celebrada a missa do 14° Domingo Comum.
Durante os dias dessa primeira etapa da visita foram realizadas várias atividades, como: encontro com os estudantes, visita aos idosos, celebração do sacramento da unção dos enfermos, encontro com o prefeito e secretários municipais, encontro com as famílias e visita às comunidades rurais. Merece destaque o encontro com os estudantes, momento forte de reflexão sobre a vida, onde o bispo, com profundidade, através de exemplos e experiência de vida, esclareceu aos jovens a importância de uma vida bem vivida, longe das drogas e do álcool, assumida com responsabilidade e alegria, sempre em busca do autoconhecimento e do amadurecimento pessoal. Os estudantes de todos os colégios visitados demonstraram grande atenção e participação, o que deixa transparecer a educação, juntamente com os valores familiares e culturais.
O encontro com as famílias foi momento propício para o bispo apresentar a sua última Carta Pastoral: “Igreja Missionária a Serviço do Evangelho: A Missão da Família na Sociedade e na Igreja”. Tal carta fora apresentada pelo padre Gilberto no primeiro CPP de 2019 e, agora, por ocasião da Visita Pastoral, o bispo pôde entregá-la diretamente às famílias piatãenses, representadas por um grande número de casais que lotou a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Tangará.
A segunda etapa da visita pastoral teve programação semelhante à primeira, marcada também por sessão extraordinária na câmara dos vereadores e celebração da festa dos padroeiros nas comunidades de Porteiras, Vereda das Tábuas e Santana. Em Santana, durante a homilia, foi feita uma bela partilha: recordando os que nos iniciaram na fé e “fazendo o elogio dos homens famosos, nossos antepassados” (Eclo 44,1), algumas pessoas da comunidade recordaram a sua iniciação na fé cristã, lembrando figuras de destaque nesse processo, geralmente avós e pais. Interessante notar como nosso bom povo expressa na simplicidade das palavras e dos gestos a profundidade da fé que possuem, profundidade essa que não se adquire através de grandes estudos e da sapiência, mas que o Pai revela aos simples e pequeninos (Lc 10,21).
Transbordantes de alegria, e revigorados pelo anúncio do Evangelho, realizado de forma mais intensa nesses dias, a Visita Pastoral foi encerrada no domingo, dia 28 de julho, com a celebração eucarística nas comunidades de Inúbia, Cabrália e Matriz, sendo a última celebração cantada pelo coral paroquial, devidamente ensaiado. Difícil traduzir os sentimentos que a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Piatã viveu nesses dias. Pensamos que neste período foram estreitados os laços entre o bispo e seus colaboradores na evangelização, abrindo largo para novas metas, sendo marcante o incentivo à comunhão e à fraternidade. Ao nosso bispo, ficam nossos sinceros agradecimentos pelo amor com o qual conduz nossa Paróquia de Piatã e nossa Diocese de Livramento de Nossa Senhora. Ao mesmo tempo, juntamente com nossas orações, pedimos as orações de todos os nossos diocesanos pelo nosso bispo e pela Visita Pastoral a ser realizada nas demais 20 paróquias de nossa Diocese. Por tudo, demos Graças a Deus! 

Diác. Júlio César Meira