Entidades signatárias do Pacto pela Vida e pelo Brasil avaliam o Auxílio Brasil como “programa muito aquém do estágio da pobreza no país”

As entidades signatárias do Pacto pela Vida e pelo Brasil publicaram na manhã deste 7 de dezembro uma Carta Aberta à sociedade brasileira, no jornal Folha de São Paulo, no qual manifestam “perplexidade com a forma pela qual a população mais pobre e vulnerável vem sendo tratada, quando as consequências da pandemia assombram o Brasil”.

No texto, as entidades avaliam os limites do “Auxílio Brasil” que definem como um “programa de governo com fortes suspeitas de motivação eleitoreira” e com a redução de  pessoas que serão atendidas (17 milhões de famílias) em contraposição ao Auxílio Emergencial que atendeu a 68,3 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Cidadania.

Segundo as organizações, “os patamares pagos pelo Auxílio Brasil estão muito aquém do estágio atual da pobreza no país”, a partir da noção de que os direitos sociais, expressos no Artigo 6º da Constituição Federal, “não são favores de governos, mas deveres do Estado” brasileiro.

As entidades criticam também a “manipulação econômica e política com o dinheiro público” e o estranho relacionamento entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, sob a forma de “orçamento secreto”. Conheça, abaixo, a íntegra da Carta e aqui neste link o arquivo em PDF: Carta Aberta “Em defesa dos mais pobres e vulneráveis”.

 

 Fonte: https://www.cnbb.org.br/entidades-signatarias-do-pacto-pela-vida-e-pelo-brasil-apontam-limites-do-auxilio-brasil-programa-muito-aquem-do-estagio-da-pobreza-no-pais/