Deus, neste ano, nos possibilita um tempo de graça, pois estamos celebrando os primeiros quarenta anos da nossa querida Diocese de Livramento de Nossa Senhora. A criação desta Igreja local, em 1967, pelo Papa Paulo VI, coincidiu com o momento imediatamente pós-conciliar, época de grande entusiasmo e esperança em nossa Igreja. O próprio Papa na Bula Qui divina liberalitate escreve: "Não só guardemos de todo o perigo o rebanho, mas também nos esforcemos por realizar o que entendemos ser de utilidade para o povo cristão. Consideramos que, para se alcançar isto, nada é mais apropriado do que a conveniente composição das dioceses, levando em conta a condição dos lugares, dos tempos e da necessidade das populações". Assim, vocacionada a ser um terreno fértil à semeadura do modelo eclesial apresentado pelo Concílio Vaticano II, surgiu esta grande porção do Povo de Deus que caminha espalhada num território de 20 munícipios, atualmente povoada por cerca de 300.000 habitantes. Nesta pausa que nos restaura e questiona, coloquemo-nos diante de Deus para pedir-lhe forças na caminhada, perdão pelos desacertos e render-lhe graças pelos inúmeros benefícios a nós concedidos nestas quatro décadas.
O presente livro pretende nos ajudar neste sentido, qual referencial celebrativo a todas as Paróquias, por ocasião da peregrinação da imagem da nossa Padroeira, a Senhora do Livramento. São nove celebrações que apresentam de modo orante aspectos da vivência cristã e devocional do nosso dia-a-dia, sendo adicionado um roteiro de adoração ao Ss. Sacramento. As sugestões que aparecem a cada encontro pretendem contextualizar nossa oração na vida concreta e torná-la abundantemente rica e frutuosa.
Para o bom êxito do que propomos, nos venha o carinho maternal de Deus manifestado a nós por Maria, a quem temos por Nossa Senhora do Livramento.
Dom Armando 15/04/2007