A origem desta solenidade, que é celebrada na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade, deve ser posta em relação com o possante despertar da devoção eucarística que do século XII em diante se desenvolveu, acentuando particularmente a presença real de Cristo no sacramento e portanto a sua adoração. Mas foram as visões de Juliana de Cornillon, monja agostiniana de Liège, que tiveram um influxo decisivo na introdução da festividade, que pela primeira vez se celebrou na diocese de Liège em 1247. Urbano IV, que fora arquidiácono de Liège e confessor de Juliana, prescreveu-a para toda a Igreja em 1264. Essa festividade, que teve nos primeiros séculos de existência diversas denominações, no Missal Romano de 1570 foi chamada do Santíssimo Corpo do Senhor (Corpus Domini). Na atual ordenação litúrgica é "Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo". A nova denominação exprime melhor uma visão integral do sacramento e quer incluir também a temática da supressa festividade do Preciosissimo Sangue de Jesus (1º de julho). A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é de certa forma um duplicado da Quita-feira Santa. Trata-se no entanto, de uma celebração que tem raízes profundas na piedade do povo cristão.
Fonte: O Ano Litúrgico (Anamnesis 5) M. Augé [ et al.] - Paulinas, 1991