Setor Diocesano de Juventude


“O jovem é evangelizador privilegiado de outros jovens” (doc. 85, 62)

Motivados pela caminhada da Igreja que busca descobrir como realizar a Nova Evangelização e transmitir a fé que recebeu, dando atenção especial ao processo de Iniciação à Vida Cristã, nossa Diocese se prepara para realizar o Dia Nacional da Juventude 2012, com o tema: Juventude e Vida. Queremos ajudar os jovens a descobrir: Qual vida vale a pena ser vivida?
Com esta celebração intensificamos a preparação para a Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013, com a Peregrinação da réplica da Cruz e da Imagem de Nossa Senhora do Livramento pelas 21 paróquias da diocese.
Desde a aprovação do Documento 85 da CNBB “Evangelização da juventude: Desafios e perspectivas pastorais” vemos florescer em nossas comunidades diversas experiências que reforçam o trabalho de evangelização voltado para os jovens. É preciso, antes de tudo, refletir a realidade da juventude na diocese e perceber a melhor maneira de organizar as diferentes experiências de evangelização juvenil.
O que é o Setor Diocesano da Juventude? É o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns[1] à luz do Documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.
Na realidade diocesana, o Setor Juventude é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto. A missão do Setor, nesse sentido, é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade e as especificidades de cada segmento juvenil[2].
Fazem parte do Setor as experiências de evangelização juvenil existentes na Diocese: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, Catequese da Crisma, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Familiar e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil.
Em nossa Diocese o Setor Juventude está sendo organizado e tem assumido a responsabilidade na preparação do DNJ e da Jornada Mundial da Juventude. Muitos passos precisam ser dados, por isso contamos com a ajudar de todos que amam a Juventude e querem fazer algo para cuidar e evangelizar os jovens.

Para refletir:
1.      Como você pode ajudar o trabalho do Setor Juventude?
2.      Quais desafios sua paróquia ou comunidade enfrentam na Evangelização da Juventude?

Pe. Samuel Neves


[1] cf. Doc. 85, 193.
[2] cf. Doc. 85, 195.