Comunidade de amor

Para melhor entendermos o sentido de comunidade, vamos refletir a respeito de três características indispensáveis em nós, para sermos verdadeiramente pessoas de comunhão: a disponibilidade, o serviço e o amor.
Disponibilidade: nosso sim, como o de Maria Santíssima, deve ser incondicional e sincero, devemos nos colocar a inteira disposição, para que o Espirito de Deus suscite em nós esta resposta de amor ao seu chamado, este sim a nossa vocação, deve ser desinteressado e autentico, devemos viver radicalmente nosso batismo indo àqueles que verdadeiramente necessitam de nossa ajuda.
Serviço: “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida como resgate por muitos” (Mt 20, 28). Neste sentido, devemos estar a serviço dos nossos irmãos, fazendo como nosso Senhor fez. Devemos ser comunidade de oração e serviço como nos ensina São Bento em sua regra, “ora et labora”, Dois pontos cruciais para a caminhada da comunidade. Como nos ensina também Santa Paulina, “nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários...” nunca devemos esmorecer diante das dificuldades encontradas, pelo contrario, devemos buscar forças na fonte  da vida, Jesus Cristo.
E por ultimo, mas não menos importante, amor: como diz o poeta, “o amor é o calor que aquece a alma...” devemos deixar que a frieza dos nossos corações se inunde com o calor desse amor que emana do Sagrado coração de Jesus, para que nós, aquecidos com este amor, possamos aconchegar os corações dos nossos irmãos e irmãs.

Como nos diz o Evangelho, devemos ser como crianças, Deus não quer discípulos como que “moribundos”, tristes, abatidos, ele nos quer com o vigor e o entusiasmo de uma criança, para que assim, possamos irradiar alegria onde quer que passamos e transformemos a comunidade em uma comunidade disposta a servir e amar.

Sem. Pablo Prado
- Propedêutico -