CONVITE

         Com imenso júbilo, nossa paróquia se prepara para celebrar a festa da Dedicação da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Piatã. Para que nossa alegria seja maior, convidamos você e sua família para participarem conosco deste momento de fé e oração. Venha participar!

TRÍDUO PREPARATÓRIO:
Ø  1º dia (04/12)  – Rua do Ribeiro – Catequistas, Crismandos e Crismados – 19h30min
Ø   2º dia (05/12)– Tangará – Zeladores, Vicentinos e Legião de Maria – 19h30min

Ø  3º dia (06/12)– Rosário – Apostolado da Oração, MESCEs e                                         Terço dos   Homens - 19h30min

DEDICAÇÃO DA IGREJA MATRIZ - 07 de Dezembro de 2013, 17h30min, saindo do Rosário.


IGREJA MATRIZ DO SENHOR BOM JESUS DE PIATÃ

A cidade de Piatã / BA situa-se em um planalto entre o vale formado pelas serras da Tromba e de Santana. A matriz do Senhor Bom Jesus de Piatã foi edificada em uma das extremidades da atual Praça Vigário Souza, formando-se em torno dela uma povoação denominada naquela época Bom Jesus dos Limões. Em 1842, foi reformado o compromisso da Irmandade do Bom Jesus, sendo a igreja transformada em Matriz e cedida ao bispado. Atualmente, pertence à Diocese de Livramento de Nossa Senhora /BA.

CARACTERÍSTICAS DO MONUMENTO

Edifício de elevado valor monumental, erguido na segunda metade do século XVIII (1765), é do tipo das primeiras capelas jesuíticas construídas no Brasil. O altar mor primitivo se perdeu. O atual e os laterais ao arco cruzeiro são neoclássicos, do lado direito há um altar setecentista, tardobarroco, entalhado, policromado, com ouro e prata aplicados.
A madeira de umburana foi utilizada na manufatura desse altar, de fácil manuseio e durabilidade, prolífera nesta região da chapada. Os altares laterais sob arco de descarga são heranças lusobrasileira de capelas laterais à nave. Com a restauração dos altares laterais e co-laterais foi descoberto um altar em pedra calcária ainda mais antigo. Após a retirada da mesa do altar dos dois altares, apresentou-se uma base em pedra lavrada, provável altar primitivo.
A matriz do Bom Jesus foi notificada pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), estando o seu tombamento em processo provisório.
O projeto de tombamento foi iniciado em 2002. Parte da restauração realizada em 2006. E desde 2012, encontra-se em processo de conclusão da restauração dos altares e conservação do que foi feito anteriormente.
Pe. Samuel Neves