DOMINGO DA OITAVA DO NATAL - FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

Leituras:
Sir 3,2-6.12-14
Salmo 127 (128)
Col 3,12-21
Mt 2,13-15.19-23

Nesta oitava e em todo tempo do Natal nos reunimos cheios de alegria, ainda iluminados pela Encarnação do Senhor. Aprofundando, paulatinamente, alguns momentos desse mistério tão excelso, nesse domingo a Igreja nos convida a contemplar no presépio de Belém a especial e sublime missão da família.
As leituras que ouvimos encaminham-nos para essa direção. A leitura do livro do Eclesiástico canta a beleza da família e, assim como São Paulo dirigindo-se aos Colossenses, exorta a uma vivência fraterna e amorosa entre seus membros, pois reconhece que é do seio da família que surgem homens e mulheres justos, fieis e tementes a Deus.
A narrativa da infância de Jesus, no Evangelho de Mateus, nos mostra como a sua vinda ao mundo se deu através da acolhida de uma humilde família, que o recebeu, protegeu e amou. No texto proposto para o dia de hoje, Mateus nos apresenta São José protegendo o menino Jesus e sua mãe, Maria santíssima, dos poderes opressores da época.
Dessas leituras, proponho extrair duas mensagens que muito expressam a missão da família, principalmente nos dias de hoje.
Primeiro, percebemos que a família é o lugar privilegiado da acolhida a Jesus: o dom precioso dado por Deus – seu próprio filho, fonte da vida e da salvação para humanidade – precisa ser guardado, protegido por uma família, pessoas justas, com um coração todo voltado a Deus que se doam e entregam sua vida a essa missão.
Maria e José cuidaram do Menino Jesus. Hoje as famílias são convidadas a acolher Jesus, não mais como uma criança, mas em sua palavra, em seu evangelho, em sua proposta de vida e salvação. As famílias são convidadas a dar abertura ao Cristo que vem habitar no meio de nós e a deixarem-se ser iluminadas pela luz de Deus e, como o salmista canta, encontrar a felicidade de “trilhar os caminhos do Senhor”.
Depois, percebemos que a família é a fonte da vida: até mesmo Deus, quando quis enviar seu filho ao mundo, enviou-o por meio de uma família, fazendo-se pequeno e necessitado de cuidados e de proteção. José e Maria foram aqueles que receberam e cuidaram de tesouro tão grandioso, transmitindo-o a nós.
Hoje, Deus conta com as famílias para que a vida seja gerada, protegida e preservada. Não se trata apenas da geração de filhos. Isso é muito pouco! A missão da família é acima de tudo o cuidado para com a vida que é gerada na fragilidade, num mundo marcado por tantas realidades de pecado e de morte. A família é convidada a ser fonte de vida para todos aqueles que encontram-se fragilizados, desprotegidos ou desfavorecidos, guardando e anunciando a palavra de salvação que é o próprio Cristo Jesus.
Assim, em Maria e José, compreendemos que os desígnios de Deus vão se concretizando na história humana com a nossa adesão e participação nesse projeto de amor. A família é o santuário escolhido por Deus para a vivência desse caminho de bem aventurança, de escuta e serviço à palavra de Deus. É o lugar propício para se aprender a seguir as veredas do Senhor com coração humilde e sincero. Que Deus abençoe e fortaleça as nossas famílias nessa grande missão, conduzindo-as na fidelidade e na paz!

Jandir Silva
2° ano de teologia