DEZ ANOS IMPULSIONADOS PELO AMOR DE CRISTO

Eleito Bispo diocesano de Livramento de Nossa Senhora a 21 de janeiro de 2004, ordenado a 17 de abril do mesmo ano e empossado logo no dia seguinte, Dom Armando Bucciol chega aos 10 anos de ministério episcopal com uma sequência de iniciativas pastorais e respostas aos apelos da Igreja pós Concilio Vaticano II que nos creditam postar o título acima, inspirado no seu lema episcopal.
Pertencente ao clero da italiana Diocese de Vittorio Veneto, o então padre Armando chegou à Diocese de Caetité ainda em 1991, como sacerdote Fidei Donum. Lá atuou no serviço paroquial, foi reitor do seminário e, sobretudo, se colocou como decidido colaborador do Bispo diocesano Dom Antônio Alberto na animação da vida diocesana à frente da coordenação diocesana das pastorais. Com sua escolha ao episcopado, trouxe para nossa Diocese de Livramento, não apenas seus ideais de discípulo do Vaticano II, mas também a longa experiência como padre desdobrada na Itália e nas terras sertanejas de Caetité.
Já nos primeiros dias, a contar de 18 de abril de 2004, Dom Armando estabeleceu o tripé no qual a vida diocesana deveria ter sua base, enquanto Igreja que caminha sob o reluzente farol do Concílio Vaticano II, ou seja: Evangelização, Formação e Organização. Como primeiras e principais providências são destacadas: a criação da Escola de Teologia para Leigos (ETeL); organização dos encontros vocacionais; estabelecimento da Pastoral da Crisma como prioridade em cada canto da Igreja particular; fomentação e insistente exigência para que os organismos de comunhão e colaboração, tanto em nível paroquial quanto em nível diocesano, tivessem sua estruturação providenciada; valorização do leigo na vida eclesial; incentivo e realização das missões populares; reestruturação do atendimento paroquial; aparelhamento da administração diocesana e paroquial. Ademais, ele, pessoalmente, num ritmo célere, iniciou a produção de material à catequese em suas variadas fases, dando à Diocese um a caraterística ainda hoje rara no Brasil, que é a produção do próprio material de formação, que atualmente é enviando a muitas outras dioceses da Nação Brasileira. Tudo isto, sem deixar o trabalho de pastor que ouve, confessa, preside, visita todas as comunidades da sua Diocese, participa das angústias e dores do povo, sendo voz aos que não a tem e presença amiga que conforta e ampara os atingidos pelo sofrimento.
Para marcar esse decênio de pujante fecundidade, que coincide com o cinquentenário da Constituição Dogmática Lumen Gentium, membros da nossa Diocese e da de Caetité se juntaram em Livramento nos dias 30 e 31 de agosto último. Por primeiro, na tarde do dia 30, com a presença e contribuição do padre Martinho (Diocese de Vittorio Veneto - Itália), Dra. Sônia (professora da UNEB, campus de Guanambi) e dos Padres Osvaldino Barbosa e Eutrópio (Diocese de Caetité), foi realizado um simpósio sobre a Constituição Dogmática Lumen Gentium, sendo depois realizada uma confraternização com os ex-alunos da ETel, destinatários do referido simpósio.  O dia 31 foi marcado com a Celebração Eucarística, na catedral, onde se fizeram presentes, além de Dom Antônio Alberto, hoje bispo emérito de Caetité, vários padres, seminaristas e religiosas, outras pessoas de todos os cantos da Diocese e de fora dela, que, jubilosos, colocaram no altar do Senhor, presididas por Dom Armando, os últimos 10 anos de história da nossa Diocese. Sintetizando simplicidade e nobreza, a cerimônia transcorreu em clima de oração profunda, sendo a homilia proferida pelo padre Martinho que, antes de comentar as leituras bíblicas, fez questão de apresentar os três motivos da comemoração, como sendo primeiro o fato de o povo de Deus em Livramento possuir um Bispo, pois povo sem bispo é rebanho sem pastor, depois enumerou o fato de ser este bispo Dom Armando Bucciol e, por fim, o fato de este mesmo Bispo estar em nossa Diocese há 10 anos.
Veja mais fotos da Celebração Eucarística!
Festa concluída, fica-nos uma certeza: há muito que fazer, pois ainda existem setores da vida eclesial que precisam ser fortalecidos, valorizados e incrementados; percebe-se a necessidade de empenho maior para que os empreendimentos de Dom Armando tenham êxito e surtam efeito, mas uma coisa é certa: nossa Diocese chega feliz a esta data e se posiciona no Corpo eclesial como uma Igreja que se contempla e se apresenta enquanto uma porção do povo de Deus confiada a um Bispo que há dez anos se deixar impulsionar pelo amor de Cristo e se move pelo serviço e no serviço, expressão mais excelente desse mesmo amor.   
      
Pe. Rinaldo Silva Pereira
                                                                                                                    Chanceler  da Diocese