I DOMINGO DE ADVENTO - ANO B

LEITURAS:
Isaías 63, 16b-17;
Salmo 79;
1 Cor 1,3-9
 Marcos 13,33-37.   
      Iniciando um novo ano, a liturgia da Igreja, através da Palavra, nos alerta com um trecho do evangelista Marcos (que nos acompanhará ao longo deste ano): VIGIAI. O que pode significar tanta insistência na vigilância por parte de Jesus? O que significa, ao contrário, o sono que impede a vigilância?
Nossa vida é frágil e passageira; vivemos, a todo dia, puxados  de tantas maneiras: preocupações que tiram o sono, decepções que afetam o coração, doenças que ameaçam a saúde, mensagens que nos apavoram, paixões que nos levam para caminhos errados e deixam mente e alma insatisfeitas, sonhos que acabam deixando tanta amargura, relações humanas que não correspondem às nossas expectativas...
Então, frustrados, procuramos agarrar-nos em algo ou em alguém que nos dê segurança. Sim, uma experiência profunda de fé poderia oferecer solidez e novo respiro aos nossos dias. Mas, encontrar este caminho e trilhá-lo, não é nada fácil e é preciso paciência e firmeza para que venha a resposta e o coração fique tranquilo. Cuidado, recomenda Jesus, para que as ‘preocupações’ da vida não amarrem os seus corações a este mundo, e vocês acabem perdendo o rumo da caminhada e o desânimo domine as suas vidas.
A Palavra de Deus nesse período nos convida para manter abertos os olhos do coração e descobrir o que significa seguir a Jesus com firmeza, coragem e fidelidade. Para isso, eis o que escreve o apóstolo Paulo (II leitura): “Em Jesus Cristo vós fostes enriquecidos em tudo... Assim não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo... Deus é fiel”.
Também o profeta Isaías (I leitura) tem palavras bonitas de conforto e incentivo para nunca desanimarmos: “Senhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome”. E, reconhecendo as culpas que mancharam a vida do povo: “Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo”, eis que o profeta reafirma a certeza do amor misericordioso de Deus e a confiança do seu perdão: “Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos”.

Portanto, eis o estilo de vida com que somos convidados a caminhar neste tempo (e em todo tempo): manter bem acordados os nossos cinco sentidos e, mais, o sentido interior, para descobrir (ou redescobrir) quais caminhos novos somos chamados a trilhar, despertando em nós, com a força do Espírito, energias adormecidas ou ainda não bem amadurecidas. O Papa Francisco dizia: “Este dia tem um encanto especial, nos faz experimentar um sentimento profundo do sentido da história. Redescubramos a beleza de estar todos a caminho: a Igreja, com a sua vocação e missão, e toda a humanidade, os povos, as culturas, todos a caminho pelos caminhos do tempo” (Ângelus, 1 de dezembro de 2013).
As orações da liturgia nos fazem orar pedindo a Deus que “tenhamos um ardente desejo de possuir o reino celeste” e de “acorrer com as nossas boas obras ao encontro de Cristo que vem” (Coleta); na oração de pós-Comunhão pedimos que a Eucaristia que celebramos nos ajude “a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam abraçar as que não passam”.
A todos, irmãos e irmãs, desejo que possamos viver com intensidade espiritual este tempo, para chegarmos renovados e interiormente mais amadurecidos, ao Natal do Senhor.
Dom Armando