O DISCURSO POLITICO COMO VEREDA DE INTERESSES PARTICULARES

A Política, para Aristóteles, seria o modo com a sociedade se organiza para a construção da felicidade geral da pólis, ou seja, dos cidadãos que dela fazem parte. Na Grécia democrática, cada habitante tinha o direito de expor suas ideias, usando da retórica, para convencer os demais a seguirem aquele ideal. Este modelo democrático, com as devidas ressalvas históricas, assemelha-se ao nosso modo nacional “Rês-publicano”, como, também, o modo de convencimento ainda passa pela oratória, o que talvez não seja tão similar é a construção de uma felicidade geral.
Como a nossa Democracia é representativa, escolhemos pessoas que sejam a nossa voz, que levem as nossas ideias as esferas de poder público, e, o modo como fazemos isso é através das eleições. Para vencer este processo, porém, o Candidato necessita ser escolhido pelo povo, portanto dever ser “signo” do pensamento de maior número de eleitores. Como na Grécia, o modo que tem para isso é a exposição de seu pensamento através da oratória.
A Retórica, neste contexto, tanto pode servir para que seu discurso seja de realização verossímil, com base na realidade e viabilidade econômica/social; quanto pode somente ser preenchida por promessas ilusórias enfeitadas de verbos futuristas (Construirei, farei) e vazias. O que determina a escolha?
No contexto brasileiro, infelizmente, percebemos que a maioria dos cidadãos que se alvitram a ocupar os cargos de representação, almejam o seu próprio bem e de um restrito grupo social que, embora numericamente pequeno, tem grande capital financeiro, do qual utiliza para através do marketing, incluindo neste o discurso do postulante, convencer as parcelas mais vulneráveis a votarem nestes ideais, elegendo assim, não seu representante, mas dos grupos dominantes.
Assim, averígua-se, por via de análise dos planos de governo e propostas de eleições anteriores, que, durante o mandado, é pequeno o empenho do político em cumprir com sua palavra, visto que, até mesmo o cidadão dificilmente cobra esta postura. O que se vê depois da posse, são pessoas buscando vantagens diante do cargo que receberam da população, pouco se importando com as reais necessidades desta.
Por conseguinte, é constatável que os discursos políticos, na sua maioria, são falaciosos, fiéis somente ao marketing e as técnicas de convencimento, similares às ensinadas pelos Sofistas, e que não guardam em si a real intenção de ser a mostra de um ideal de felicidade comum.

Kleber Chaves

1º Filosofia