3º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Jn 3, 1-5.10
Sl 24
1Cor 7,29-31
Mc 1,14-20

            “O tempo já se completou. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,15). É essa a revelação e o convite que Jesus nos apresenta na liturgia deste terceiro Domingo Comum. Não há mais nada a esperar! O Reino é Ele! O Reino se concretiza em nossas vidas e em nossa história à medida que aderimos à pessoa de Jesus e sua proposta: amar sem limites, se doar, partilhar, superar o egoísmo e as divisões que nos impedem de vê-lo na pessoa de cada irmão e irmã.
            Jesus chama-nos todos a sermos seus discípulos, independente do nosso estado de vida. No evangelho deste domingo ele chama alguns pescadores da Galiléia. Estes deixam, nos informa o texto, “imediatamente” as redes e seguem-no. Sim, o chamado que Jesus nos faz é exigente e implica decisão determinada! A decisão de viver segundo Deus. Essa decisão fizeram os ninivitas (1ª leitura) ante o anúncio profético de Jonas, contrariando a mentalidade exclusivista e nacionalista dos judeus, que queriam Deus só para si e mostrando que a salvação é para todos.
            Também São Paulo, na primeira carta aos coríntios (2ª leitura) nos adverte que “a figura deste mundo passa” (1Cor 7,31) ou “o tempo é breve”. Portanto é preciso atentar-nos para as oportunidades que Deus constantemente nos oferece de acolher sua oferta de graça e viver em seu tempo, que é de eternidade. É preciso que os cristãos relativizemos o que é efêmero (coisas, moda, poder, prestígio, dinheiro) e absolutizemos o que é eterno (Deus, seu reino, o amor). Em nosso tempo e espaço notamos muitas vezes acontecer exatamente o contrário.
            Converter e crer no Evangelho é mudar de rota, de maneira de ver as coisas, mudar atitudes e comportamentos que não condizem a um discípulo de Jesus. O encontro com ele deve nos transformar e fazer de nós “outros cristos”. Permaneçamos com o Filho de Deus, façamos nosso caminho com ele para que nos ensine cada dia a vencer a maldade, o egoísmo, a injustiça que tanto querem falar em nós e no mundo. Peçamos a Jesus que abra nossos olhos para enxergarmos a verdade que é Ele mesmo e a praticarmos com determinação e coragem.
Weverson Almeida Santos
Estágio Pastoral