4º. DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

LEITURAS:
Deut 18,15-20
Salmo 94 (95)
1 Cor 7, 32-35
Mc 1, 21-28

Hoje as escrituras sagradas que nos são anunciadas em nossa celebração, neste 4º. Domingo do tempo comum, nos apresentam o projeto de Deus para toda a humanidade. Ele é acima de tudo um Deus conosco, o Emanuel que entra em nossa história, que nos propõe um nosso modelo de vida, a partir da história de seu povo. Ele se faz solidário, se misturando entre nós e nos anuncia sua Palavra, com tamanha autoridade que incomoda a todos, até mesmo os que se opõe a este projeto.
No princípio do programa de vida de Jesus está a libertação da pessoa de todos os males, de tudo aquilo que lhe aprisiona e não lhe permite caminhar com Ele rumo ao Reino definitivo.
Por meio de Moisés (primeira leitura) o Senhor Deus concede um profeta ao seu povo, que falará com autoridade porque Deus colocará em sua boca as palavras divinas; Jesus surge no meio do povo, não mais como um profeta, mas como o enviado de Deus-Pai, para ser a Palavra viva entre os irmãos. Deus não coloca palavras em sua boca, porque Ele mesmo (Jesus) é a Palavra de Deus encarnada no meio da humanidade. Ele fala com autoridade porque fala não só em nome de Deus, mas como Deus. Na casa da Palavra (sinagoga) a Própria Palavra se faz carne e habita entra nós. É a Palavra que deixa de ser anunciada e comentada para se revelar plenamente a cada um e cada uma.
Jesus começa a ensinar e todos ficam admirados com seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, Ele é a Palavra, portanto, o que ensina é o que vive, é o que faz. Não há diferença entre o ensinamento e o estilo de vida de Jesus. A coerência é o testemunho perene do ensinamento. Aqueles que entram na escola de Jesus, aqueles que fazem o caminho com Ele são chamados, seguindo seu exemplo, a serem homens e mulheres de coerência. Fazendo com que aquilo que acolhemos como ensinamento seja aquilo que vivem, por isso anunciam. Uma coerência que não exclui o pecado de nós, porém que nos dá força para buscarmos uma aproximação sempre mais profunda com o que ouvimos e anunciamos. Essa graça somente no Cristo Jesus, vivendo com Ele diariamente é que encontremos.
O espírito mau, grita contra Jesus, dizendo saber quem Ele é. Marcos nos ensina ao menos duas coisas, primeira é que o ensinamento de Jesus incomoda. Aqueles que acostumaram a compreender a Palavra de Deus a sua própria maneira, aqueles que manipulam a Palavra em intenções próprias, egoísta, são incomodados e por isso tentam atrapalhar de todas as maneiras o anúncio da Boa Nova do Reino; segundo: não basta saber quem é Jesus, não basta ter ouvido falar sobre quem é Jesus, mas é preciso descobrir Jesus na caminhada, é preciso fazer com Ele uma experiência pessoal e na comunidade, é preciso estar com Ele para verdadeiramente saber quem é Jesus. Nesse encontro e nesse conhecimento seremos seduzidos por sua autoridade que se sustenta no amor e o seguiremos não porque sua fama chegou até nós, mas porque sabemos quem Ele é, porque o encontramos. E, este encontro muda a vida de quem se deixa encontrar por Ele e com Ele.
Que o Senhor esteja sempre conosco em nossas celebrações e missão para sermos mensageiros, profetas que Deus faz surgir no meio do povo, para anunciarmos essa Palavra que foi colocada em nossas lábios, para que livres de preocupações, nos dediquemos as coisas do Senhor.


Pe. Gonçalo Aranha dos Santos