A CELEBRAÇÃO DO BATISMO DE CRIANÇAS - VIII

Na apresentação do rito da ‘celebração do batismo de crianças’, chegamos ao momento em que se derrama a água sobre a criança que está sendo batizada. O costume de nossa Igreja católica é de derramar água sobre a cabeça do batizando. Observemos, porém, o que se lê no ritual: “Convém que a água seja abundante, de modo que o batismo apareça como verdadeira passagem pela água ou banho. O batismo pode ser realizado das seguintes maneiras: 1) mergulhando a criança parcial ou totalmente na água; 2) derramando água sobre a cabeça da criança e deixando-a escorrer sobre todo o corpo; 3) derramando água somente sobre a cabeça”.
Quem preside o batismo diz: “Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, enquanto mergulha a criança ou derrama água, por três vezes.
São gestos e palavras simples, bem conhecidas e, todavia, muito significativas. A água é sinal de vida e de morte. A água serve para muitos usos: molhar a terra, tomar banho, lavar roupa, fazer comida, limpar, produzir energia etc. A água pode ser causa de morte, por enchentes ou afogamento. Com todos esses e mais outros sentidos, o simbolismo da água entra no batismo.
A Palavra de Deus nos ilumina a esse respeito. Lembremos o que escreve o apóstolo Paulo: “Será que ignoreis que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova” (Rm 6,3-4).
Pelo batismo, portanto, nós mergulhamos em Cristo, por intermédio d’Ele, recebemos a vida nova, entramos na família dos filhos de Deus, somos ‘marcados com o selo do Espírito Santo’ (cf. Ef 1,5. 13). Ainda são Paulo, na carta aos Gálatas (3,27) escreve: “Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo”. O apóstolo Pedro, em sua primeira carta, nos transmite provavelmente uma catequese da Igreja primitiva feita por ocasião do batismo. Lembrando do dilúvio e da arca de Noé, afirma: “À água corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpara a sujeira do corpo, mas é o compromisso de uma boa consciência para com Deus, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo” (1 Pd 3,21). “Cristo é, o novo Noé, cabeça e primogênito da nova criação, que com sua morte e ressurreição nos libertou ‘pelo batismo pascal’ do velho, do pecado, e fez de nós uma nova raça, uma humanidade renovada (cf. 1 Pd 2,1-10)” (Boróbio, citando J. Jeremias: A celebração na Igreja, 2, p. 99).
Os textos bíblicos a respeito desse assunto são numerosos. Poderíamos continuar... Cada batizado relembre do seu batismo que o tornou ‘nova criatura em Cristo’ e peça a luz e a força do Espírito para viver, a todo dia, coerente com esta dignidade de filho e filha, irmão e irmã em Cristo Jesus.
Dom Armando