MENSAGEM DE DOM ARMANDO PARA A DIOCESE



Aparecida, 18 de abril de 2015

Queridos irmãos, queridas irmãs, paz e bem.
      Hoje, 18 de abril de 2015, completam-se 11 anos do meu serviço pastoral na Diocese de Livramento de Nossa Senhora. Encontro-me em Aparecida, junto ao grande Santuário de Nossa Senhora, participando da 53ª Assembleia Geral dos Bispos.
      Escrevo estas linhas no fim de um dia muito intenso. Pela manhã, aprovamos as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Concluímos, desse modo, 4 dias de intenso trabalho e, na tarde, começamos o retiro que se concluirá, amanhã, com a solene celebração da Eucaristia.
      Hoje, recebendo algumas mensagens – também por meio do site da Diocese, pensei oportuno manifestar, antes de tudo, meus sentimentos de sincero agradecimento a Deus por todos os dons com que o Senhor envolve a minha vida e o serviço pastoral. O agradecimento se estende a todos vocês, irmãs e irmãos de caminhada.
      De maneira especial, quero dizer o meu ‘muito obrigado’ a cada um dos padres. Vocês, caros padres, são os que comigo carregam o ônus do serviço ao amado Povo de Deus; serviço que, sei, vivem com generosidade e dedicação; serviço bonito e gratificante, mas nem sempre fácil.
    Meu agradecimento às religiosas e aos religiosos padres. Hoje, na Basílica, numa bonita celebração, recordamos o precioso testemunho que religiosas e religiosos dão à Igreja; vivam intensamente sua vocação profética, com coragem e fé, acreditando, antes de tudo, no valor do seu testemunho.
   Guardo uma recordação especial para os queridos jovens seminaristas e vocacionados - vocacionadas: vocês estão acariciando o sonho da entrega a Deus e à Igreja, para amar e servir. Saibam que não é fácil seguir a Jesus, mas... vale a pena. Por isso, não tenham medo de arriscar suas vidas e torná-las um dom. Deixem as ilusões da fama e glória, do poder e sucesso... que o mundo tanto procura. A única razão de uma vocação à vida ‘doada’ é Jesus, é Ele mesmo, que nos amou primeiro, até o fim.
      Obrigado, ainda às colaboradoras e colaboradores mais próximos: em casa (Patrícia), na Cúria (Raiana e Fátima), no Centro diocesano (Cida e Fernando e demais ajudantes); lembro-me das secretárias (os) e das funcionárias das casas paroquiais. Acrescento na lista todos/as os/as MESCEs, Catequistas, jovens, coordenadores e líderes de Comunidades, Pastorais e Movimentos.
     Não posso esquecer-me dos participantes da Escola de Teologia para Leigos (ETeL), dos que estão frequentando e dos que concluíram; também, em minha oração, coloco os jovens que participam dos Encontros Vocacionais e do Curso de formação para líderes. Acrescento uma palavra para os amados jovens e adolescentes que receberam ou estão se preparando para o Sacramento da Crisma: que experiências bonitas vivo a cada celebração da Crisma, sobretudo, vendo os olhos brilhantes e os rostos iluminados pelo belo sorriso de vocês! Só lhes peço que continuem com o mesmo entusiasmo, fiéis ao compromisso de seguir a Jesus, na Igreja católica, custe o que custar e... nunca vão se arrepender.
      Permito-me, agora, acrescentar um pedido: rezem por mim, para que possa continuar servindo a todos, com simplicidade e coragem, anunciando o Evangelho com a força do amor de Jesus. Continuem, com fidelidade e amor, sua presença na Igreja e seu serviço à Igreja, com o entusiasmo que a mensagem de Jesus gera em quem o acolhe com fé, cientes do privilégio que temos em conhecer e seguir o Senhor Jesus.
      Possamos continuar juntos na realização do projeto “a caminho do jubileu da Diocese”, mantendo o nosso olhar fixo no Senhor e renovando, a cada dia, o nosso amor por Ele.
Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida nos ensine a amar e seguir a Jesus. Por todos e todas estou rezando nestes dias, junto a este admirável Santuário. Até breve.
      Com carinho, recebam minha bênção. Dom Armando.