ADIPS – ASSOCIAÇÃO DIOCESANA DE PROMOÇÃO SOCIAL PROMOVEU EM LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA O I ENCONTRO DE MULHERES.

A Diocese de Livramento de Nossa Senhora com o apoio da ADIPS – Associação Diocesana de Promoção Social promoveu em Livramento de Nossa Senhora, nos dias 19 e 20 do mês corrente, o I Encontro de Mulheres.  Com o tema “O papel e os desafios da mulher na sociedade”, o encontro teve como objetivo abordar os vários papéis da mulher na sociedade, suas conquistas ao longo da história, no intuito de lançar um novo olhar sobre a importância e valorização da mulher, buscando o fortalecimento de ações sobre relações justas e igualitárias entre mulheres e homens.
Estiveram reunidas mulheres dos municípios de Paramirim-BA, Tanhaçu-BA, Érico Cardoso-BA, Aracatu-BA, Guanambi-BA, Caturama-BA e Livramento-BA, totalizando cerca de cinquenta e cinco mulheres presentes.
A abertura do encontro deu-se com uma dinâmica de apresentação que permitiram um maior entrosamento entre as mulheres ali presentes. Logo após, foi apresentado o tema que seria desenvolvido ao longo dos dois dias, bem como seu objetivo principal. Com a fala de abertura foi realizado trabalhos em grupo, sendo debatidas questões como conquistas, retrocessos e perspectivas para o futuro. Em seguida, apresentada conclusões em plenária.
Diante da apresentação dos grupos, foi realizada uma roda de bate-papo com a finalidade de maior reflexão sobre o tema, ressaltando os avanços, refletindo os desafios que estão pela frente e também provocando novas realizações. Após o momento de análise da conjuntura, a partir do público feminino, a programação do evento contemplou a valorização da partilha de experiências. Mulheres puderam expor e compartilhar sua vivência dentro das suas realidades.
À noite tivemos a valiosa apresentação das mulheres do Quilombo da Rocinha, abrilhantando ainda mais nosso encontro com a cultura do reisado. As mulheres dançaram e se divertiram com o samba de roda. Bom momento de descontração e partilha dessa cultura tão rica que está sendo resgatada na comunidade.
 O encerramento das atividades do dia foi com a exposição de artesanatos trazidos pelas mulheres de Paramirim; remédios caseiros trazidos por Dona Maria, naturalista residente em Livramento, houve também exposição de sementes crioulas e frutos da terra, que as mulheres puderam levar um pouco para suas respectivas comunidades.
No dia seguinte, ocorreu uma palestra com Gislene Bulhões, engenheira agrônoma e que realiza estudos voltados para igualdade de gênero, abordando questões sobre a mulher na sociedade moderna, assim como os avanços na dependência financeira, valorização dos trabalhos domésticos, emponderamento das mulheres que não mais se sujeitam à violência por parte dos maridos ou companheiros, mulheres com voz ativa na sociedade.
Para finalizar o encontro, foi proposta uma dinâmica de avaliação em que mulheres depositavam sementes em um vaso, avaliando e se expressando quanto aquele encontro representou e o que levariam para seus lares, comunidades e sociedade. Encerraram-se as atividades com vídeo de fotos dos vários momentos do encontro, mensagens e músicas. 
Durante os dois dias, as mulheres puderam refletir as raízes históricas das desigualdades, e puderam debater e construir de forma conjunta as oportunidades para a superação desse quadro. Confira fotos!
Maria José Viana Santos