Educar é o ato de filosofar amando

Ensinar filosofia, é proporcionar ao homem um questionamento crucial sob a compreensão de mundo acerca da realidade a qual está inserido, tornando-se um homem para a vida, com a capacidade de desenvolver a auto reflexão. Sabe-se que, a instrução de cunho filosófico não é algo dado como pronto, mas sim, um processo de relação entre o saber construído e o envolvimento do educando, sempre com um olhar crítico e reflexivo mirando uma inclusão do saber e do aprendiz.
São inúmeras as dificuldades encontradas dentro do processo educacional no que se refere ao ensino da Filosofia, dentre elas, destaca-se o problema em torná-la matéria escolar constando na grade curricular, e mais ainda, não como mera ocupação e preenchimento de matérias ou disponibilizando aos professores como preenchimento da carga horária de trabalho, faz-se também a necessidade de consolidar e legitimar, não com o intuito de repor o tempo em que fora suspensa, mas tentar acrescentar uma educação de qualidade, buscando na Filosofia o seu verdadeiro contributo “despertar um pensamento crítico e reflexivo”. Buscando assim, uma valorização e aproveitamento desta, ocupando o lugar que lhe é devida, o campo da reflexão na construção do saber, levando para a vida do aprendiz um conhecimento que seja adequado para a sua formação.
Outra dificuldade a ser superada é a criação de uma política educacional que beneficie o processo de ensino, e que esta educação, não esteja voltada para o utilitarismo/tecnicismo voltados para o mercado capitalista, mas que seja capaz de romper as alienações que o curso da história impregnou na humanidade, primando pelas dimensões que constitui o ser, a saber: intelectual, afetiva, física, estética, política, profissional. Ainda, faz-se necessário também, o investimento na capacitação dos professores, e que este processo seja permanente, através de cursos, seminários, especialização filosófica, entre outros. Também seria necessário um investimento dentro do recursos didáticos, bem como, na melhoria dos livros e que os mesmos tenha cunho filosófico e não apenas metodológicos.
O conhecimento nunca é limitado e jamais ultrapassa a necessidade de buscá-lo, e a Filosofia busca cumprir essa função de jamais dar o entendimento por completo e que a sede de informação seja esgotada, sendo assim, ela desenvolve um papel mais que necessária dentro deste processo, por isso, faz-se necessário o uso de textos filosóficos, para que seja capaz a reflexão acerca da matéria. Como resultado, busca-se por parte dos professores a transmissão de pensamentos filosóficos com o intuito de oferecer aos alunos a capacidade de enfrentar as necessidades futuras, aprofundando a área de estudo da Filosofia (Ética, Política, Estética, Ciência), como resultado, buscar-se-á desenvolver uma educação ativa e que esta seja uma via de crescimento e enfrentamento da realidade sem medo ou incapacidade de fazer valer a sua vez/voz no mundo social. Por conseguinte, será de suma importância a comunicação e interação entre professor e aluno, já que a disciplina está voltada também para esta questão. Sendo assim, o aluno também sentir-se-á parte integrante do processo educacional, e o professor atuará então como facilitador neste processo.

Élcio Bonfim
2º Filosofia