SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Leituras:
Ap 7,2-4.9-14;
Salmo 23;
I Jo 3,1-3;
Mateus 5, 1-12a
A liturgia da solenidade de hoje coloca, diante de nós, numa única celebração, todos os santos, isto é, todos aqueles e aquelas que passaram pela vida seguindo o Senhor Jesus. Eles e elas são a expressão mais bela da nossa humanidade, sinal vivo de um mundo feito de paz e justiça, de transparência e fidelidade, custe o que custar, até à morte vivida em coerência com a fé.
No coração do Evangelho, por nove vezes, retorna a palavra bem-aventurados ou  felizes. Quem são estes e estas que Jesus declara ‘felizes’? São os que, aos olhos do mundo, foram considerados loucos, pelo estilo de vida diferente, incompreensível aos ‘sábios e inteligentes’. O mesmo aconteceu com Jesus, do qual, ‘mentindo, disseram todo tipo de mal’ ao ponto que, desprezado e rejeitado, foi morto numa cruz. O livro do Apocalipse (I leitura) contempla o grande número dos que vieram da grande tribulação, dos que ‘lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro’, isto é, foram fiéis ao Senhor até doar sua vida.
As bem-aventuranças resumem a bela notícia de que Deus presenteia com vida plena quem vive produzindo amor e construindo paz, quem anda com o coração transparente, empenhado na construção da nova humanidade - o Reino - isto é, numa vivênvia justa e fraterna, seguindo Jesus. Num mundo em que a felicidade prometida parece pertencer a quem esbanja dinheiro e poder, prazer e força, eles – os verdadeiros felizes – mostram que felicidade se encontra trilhando caminhos de solidariedade e justiça, pureza e fidelidade, dom-de-si e muita, muita misericórdia e perdão.
Mas, ninguém se iluda: quem pretende viver assim, não terá vida fácil; exige-se muita coragem, fé e oração. Como fez o mesmo Jesus que caminhou ‘fazendo o bem’, sustentado pelo Espírito e na experiência do amor do Pai.
Esse ‘sonho de Deus’ que Jesus abraçou, ao longo da história, foi acolhido também por mulheres e homens que, sem fazer barulho, procuraram viver desse jeito. Eis as santas e santos que hoje celebramos. Santidade que é vocação para todos os batizados. Na II leitura, ouvimos: “desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos”. Acompanha-nos a certeza de uma relação filial e a esperança de vida plena.
Por isso, antes de tudo, precisamos tomar consciência de que somos filhos e filhas de Deus. Essa ‘geração dos que procuram o Senhor’ (Salmo) ainda continua presente em nossas comunidades e na sociedade toda, formada por tantos que, fiéis nas pequenas coisas do dia-a-dia, cuidam com carinho de sua família e testemunham a bondade de Deus na fidelidade aos seus deveres, às vezes, duros, e continuam honestos e sem máscaras, corajosos e perseverantes. Deles, as manchetes não conhecem o nome nem as redes sociais fazem circular as fotos. Mas, seus nomes estão escritos no céu e no coração do Pai. Às vezes, choram pela malvadeza e a arrogância, e por tanta corrupção e indiferença. Para eles e elas, o Senhor Jesus, mais uma vez, repete: Avante, a caminho (é outra possível tradução da palavra ‘bem-aventurado’)! Perseverem sem medo e com confiança. Coragem: ‘Eu estou convosco’.
Santo Agostinho escreveu: ‘Não conheço algo precioso que mais pode ser achado qual dom de Deus do que a felicidade. Deus não só é amor, não só é misericórdia. Deus tam­bém é felicidade’.

Dom Armando