A EDUCAÇÃO COMO EXERCÍCIO FILOSÓFICO

Antes de explanar sobre o que significa ensinar filosofia, acho oportuno ressaltar a importância do aprender filosofia, ou melhor, aprender filosofar. O ensinar de nada valeria sem o movimento do querer aprender, essa vontade a qual Immanuel Kant aborda em seu pensamento tem importância singular na compreensão, visto que, o refletir é algo subjetivo, e o conhecimento parte do indivíduo. Nesse sentido, a filosofia é apreendida na medida em que o sujeito, interessado em aprimorar seu conhecimento de mundo, busca, por meio de orientadores, vias que o conduza na exploração do universo filosófico.
Conquanto, a filosofia impede a alienação, por ser ela um dos caminhos que permite ao homem uma reflexão mais acurada acerca daquilo que o permeia, possibilitando, assim, que esse mesmo homem questione os fatos políticos, éticos, religiosos, antropológicos, e tudo que diz respeito à vivência humana e possua um grau de razoabilidade. Outra importância primordial na aprendizagem filosófica é em relação à criticidade e questionamentos radicais que só o pensamento filosófico propõe ao seu tempo, dessa forma, mesmo não resolucionando, revoluciona-o, propiciando uma análise que perpassa a mediocridade das concepções rasas que constantemente nos é oferecida.
Esse processo de aprendizagem se dá, sobretudo, pela colaboração de mestres que permitem esse acesso ao conhecimento, porém, esse papel de facilitador que as novas pedagogias pretendem não pode se confundir como mero espectador. O professor, que é por excelência um filósofo, independente da disciplina que aplica, tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo da pessoa, possibilitando, ou não, essa maiêutica a qual o educando é capaz. O mestre tem a responsabilidade de ajudar o discípulo a desenvolver um pensamento de maneira orgânica, dando-lhe oportunidade de superar seus limites, chegando ao ponto de, capacitá-lo de tal forma, que se chegue mais próximo a uma excelência, ou seja, o aluno superar o professor.

Pablo Prado
3º Filosofia