NA CASA DO PAI, UM PASTOR QUE SOUBE CUIDAR DO REBANHO

Depois de uma longa enfermidade, faleceu no último dia 12/10, em Salvador, o padre Claumino Carlos Freitas, aos 88 anos natalícios. O sepultamento aconteceu à tarde do dia 14, em Tucano / BA. Pe. Carlos sofria de Alzheimer e faleceu, onde residia, na casa geral dos Joseleitos de Cristo, em Salvador.
Cearense, nascido em Iguatu, no dia 02 de janeiro de 1928, e ordenado sacerdote no dia 11 de fevereiro de 1962, em Tucano / BA, o Padre Carlos foi o primeiro sacerdote joseleito de Cristo. Homem empreendedor, dedicou sua vida à educação e à missão. Em Tucano, foi diretor do Centro Educacional Nossa Senhora das Graças (CESG), como foi pároco da Paróquia do Santo Antonio em Creguenhém / BA. Foi, também, vice-superior geral e superior geral interino da Congregação dos Padres Joseleitos de Cristo.
Em nossa Diocese, ele teve atuação pastoral e administrativa muito intensa, sendo o fundador, diretor e professor do Centro Integrado Riocontense de Educação e Assistência (CIRCEA) e pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento em Rio de Contas. Homem de grande influência junto a Dom Hélio Paschoal, foi membro do Conselho presbiteral e pro vigário geral. Vale dizer que foi sob sua acirrada insistência que nossa Diocese, ainda no começo dos anos oitenta, decidiu regularizar a situação trabalhista de todos os seus funcionários, prática até então incomum no interior da Bahia. Após, praticamente, 30 anos de serviço em Rio de Contas, o padre Carlos passou a Paróquia do Santíssimo Sacramento a seus confrades e se deslocou para Tucano, a serviço da sua Congregação.
Seu nome, seus feitos e boa fama de padre enérgico perduram, até hoje, na mente do povo riocontense, que com ele conviveu e pode com ele progredir, não só na fé, mas, também, na vida social e educacional como um todo. 
Pe. Rinaldo Silva Pereira
Chanceler do Bispado