Papa Francisco nomeou o monsenhor José Roberto Silva Carvalho, para ser bispo da querida e vacante diocese de Caetité

Hoje (26), o papa Francisco nomeou bispo da vacante diocese de Caetité (BA), o monsenhor José Roberto Silva Carvalho, atualmente pároco da paróquia Divino Espírito Santo, em Poções (BA), arquidiocese de Vitória da Conquista.
      Cearense de Fortaleza, monsenhor Carvalho tem 56 anos de idade. Foi ordenado padre em 1995, depois de ter estudado Filosofia em Vitória da Conquista (BA), Teologia em Taubaté (SP). Licenciado em Filosofia pela Faculdade B. Brasileira de Salvador (BA), participou de curso de formadores de Seminários Maiores em Roma, Itália

Leia, na íntegra a saudação da CNBB ao monsenhor José Roberto Carvalho

Prezado Irmão.
      A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta sua alegria e o acolhe com esperança no seio do nosso episcopado. A trajetória de evangelizador no interior do Brasil já o qualifica de modo muito especial para abraçar, com entusiasmo, essa nova missão que a Igreja lhe confia. O pastoreio da Diocese de Caetité (BA) é, certamente, um desafio que se torna ainda mais belo ao ser iluminado pela Palavra do Senhor no diálogo com Pedro: “’Simão, filho de João, tu me amas? ’. Pedro respondeu: ´Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo´. Jesus lhe disse: ´Apascenta as minhas ovelhas`” (Jo 21, 17).
      A dedicação vivenciada na formação do clero por 15 anos também é um elemento significativo para a nova missão porque lhe aguarda agora de acompanhar e confirmar seus presbíteros na caminhada ministerial. E, claro, a vasta experiência paroquial o deixa em condições favoráveis, de algum modo, para o governo, o ensino e a santificação do povo de Deus.
      A Diocese para a qual o Santo Padre o envia é uma preciosidade no Centro-sul do Estado da Bahia. Em seus mais 35 municípios divididos em 33 paróquias reunidas em 5 zonas pastorais, mais de meio milhão de pessoas aguardam sua presença e seu cuidado
      Desejamos que seu pastoreio seja feliz e que a sua ação evangelizadora seja fecunda. E, por fim, saudamos sua chegada com uma palavra inspiradora do Papa Francisco, pronunciada no início do mês passado e dirigida aos novos bispos que participaram de um seminário para a evangelização dos povos: “Eu os encorajo a encontrar também as ovelhas que ainda não pertencem ao ovil de Cristo: de fato, a evangelização está essencialmente ligada à proclamação do Evangelho aos que ainda não conhecem Jesus Cristo ou que sempre o rejeitaram”.
Em Cristo,


Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário Geral da CNBB


Fonte: www.cnbb.org.br