EM TEMPO DE ESPERANÇA, CONTEMPLAMOS O ESPERADO

Rodeado dos seus familiares, conterrâneos e demais pessoas de várias paróquias da nossa Diocese, e de outras, o agora padre Antônio Carlos Flor Bomfim foi ordenado presbítero, em Paramirim, sua terra natal, no último sábado, 10 de dezembro, quando, com toda a Igreja, já celebrávamos o terceiro domingo do Advento, tempo litúrgico identificado e vivido como o da esperança pelo Sol da Justiça, Cristo nosso Deus.
Na cerimônia cuidadosamente presidida por Dom Armando Bucciol, nosso Bispo, e concelebrada por 29 padres da nossa e de outras Dioceses, o que foi sonhado e esperado ganhou corpo e chegou à própria concretização num contexto de muita alegria, expressão de fé e sóbria solenidade. O envolvimento da comunidade paroquial e dos familiares do ordenado, organização do espaço, acolhida, os cantos, a presidência, a recepção, tudo demonstrava cuidado, bom gosto e contentamento, por primeiro do ordenado, que repetidamente expressou: “estou feliz”.  
Na manhã do dia 11, às 10hs, o neo-sacerdote presidiu pela primeira vez o Sacrifício Eucarístico, na matriz de sua cidade. Com a igreja repleta de fiéis, a celebração transcorreu de maneira nivelada à da Ordenação, em tom solene, propiciando a todos uma participação ativa e frutuosa. Vale dizer que a homilia proferida pelo Monsenhor Pedro Olímpio dos Santos, o mesmo que administrara o sacramento do Batismo ao Padre Antônio, feita em estilo “caseira”, pela boca do próprio, edificou os presentes, pela simplicidade da oratória, a clareza das palavras, e mais ainda pela proximidade existente entre o presidente e o pregador, como se fossem palavras de um pai espiritual ao próprio filho.
Natural de Paramirim, o ordenado lá viveu até iniciar sua caminhada de seminarista. Lá concluiu o ensino médio, em 2004, e trabalhou à frente ao Conselho Tutelar, enfronhando-se nos problemas e buscando soluções às questões de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Tendo decidido entrar para o seminário, fez propedêutico em Caetité, em 2008, Filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus, entre 2009 a 2011, e Teologia na PUC/MG, em Belo Horizonte, de 2012 e 2015. Retornando à nossa Diocese, ocupou-se do estágio pastoral nas Paróquias de Mucugê e Barra da Estiva, sendo ordenado diácono a 23 de julho passado, quando foi ampliada sua atuação pastoral para as Paróquias de Ibitiara e Novo Horizonte. Além de assessorar nosso Bispo diocesano em vários trabalhos, sobretudo nas Visitas Pastorais, ao longo de 2016, O Padre Antônio Carlos administra o Centro Diocesano de Treinamento Pastoral desde março deste ano.
Mais um padre em nossa Diocese significa o crescimento em número e a ampliação de forças à pastoral, consequentemente, melhor atendimento ao numeroso povo de Deus carente de cuidados. Sendo esse o padre Antônio Carlos, todas as vantagens apontadas nos chegam robustecidas pela sua inteligência e costumeira coragem ao trabalho que lhe é confiado. Por isso, recebê-lo em nosso presbitério não só é motivo de satisfação, mas também nos traz uma firme esperança que permeia nossos sentimentos.
A ele nosso carinho e o mais franco desejo de realização no estilo de vida que abraçou, que o identificará de maneira a mais estreita possível com o Cristo Senhor, pela via do serviço.
Pe. Rinaldo Silva Pereira
Chanceler do Bispado