NATAL: NASCIMENTO DA ESPERANÇA DO POVO

LEITURAS:
Is 52,7-10
Sl 97
Hb 1,1-6
Jo 1,1-18
      O tempo passa e com ele passamos também. Mais uma vez chega o momento de celebrar uma das maiores festas cristãs, o Natal. É um momento de forte confraternização entre familiares e amigos, momento de darmos e recebermos presentes, momento de festa em muitas cidades e em muitos países, momento de viver a alegria da fé, de celebrar esse grande acontecimento: o nascimento de Jesus.
O povo de Deus no Antigo Testamento sofreu muito, em vários momentos e circunstâncias. Esperou por mais de quatrocentos anos um sinal de Deus depois de longo silêncio do profetismo. Eis que logo depois a esperança se torna realidade: nasce em Belém o Salvador, Jesus. De fato, “a esperança não decepciona”. O povo de Deus é um povo de esperança e de fé. Confia e espera que Deus sempre vai agir.
A Esperança se concretiza como aquele que vem trazer a luz para a humanidade. “O povo que vivia na escuridão viu uma grande luz”. Após o nascimento de Jesus e seus desdobramentos, por tudo aquilo que já sabemos, o mundo não foi mais o mesmo depois que Jesus nasceu. Até mesmo os ateus reconhecem que Jesus foi um marco para a históriada humanidade. Os seus ensinamentos de mestre trouxe luz para as mentes e corações dos homens e mulheres em um mundo que vivia envolto em trevas. Jesus conseguiu imprimir uma nova lógica para o mundo, uma maneira de pensar e agir que, definitivamente, resultou e resulta em mudança de comportamento.
Olhando para a nossa realidade hoje, apesar de tantas mudanças, ainda precisamos, como cristãos que acreditam nos valores que Jesus trouxe e nos deu, propagar com determinação e afinco essa bela notícia. Muitos ainda não conhecem nem o amam. O mercado se apropriou dessa festa e o mercantilizou. Talvez para muitos, este momento não passa da celebração alegre dos lucros acumulados, das vendas realizadas para promover, ainda mais, o capitalismo selvagem que destrói o sentido profundo dos eventos cristãos. Nós, porém, temos a missão sagrada de anunciar que o Nascimento de Jesus, é a chegada de Deus que veio fazer morada em nossos corações. Não devemos perder de vista este sentido. Ainda são muitos que não entenderam o sentido verdadeiro do Natal. A esses temos o dever moral de anunciar com júbilo o significado deste evento natalino. Em Belém, Deus desce e se rebaixa à nossa mísera realidade para elevar-nos à condição de filhos dignos do Altíssimo, dignos da eternidade, dignos do céu.
Juntemo-nos aos anjos, aos pobres, aos excluídos, aos abandonados e a todos os  pecadores, como eram vistos os pastores, para proclamar: “GLÓRIA A DEUS NO MAIS ALTO DOS CÉUS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS AMADOS POR ELE”.  Vibre a Igreja com o nascimento do nosso SALVADOR: JESUS.
Pe. Nicivaldo Evangelista