SEMPRE É TEMPO DE AGRADECER


Cientes de que agradecer é um dom e, por vezes, até um dever, em tempo, queremos louvar a Deus pela vida da estimada Irmã Saleide, que completou 50 anos natalícios, em 13 de agosto passado.
Maria Saleide de Menezes nasceu em 1966, no Sírio Tipi, Município de Aurora, Estado do Ceará. Filha de José Alves de Sousa e de Sergina Alves de Souza, logo cedo sentiu despertar em si o desejo de consagrar-se ao Senhor através da vida religiosa. Assim, incentivada e acompanhada pela dedicada mãe, em fevereiro de 1982, chegou em Rio de Contas para sua primeira experiência na Congregação das Irmãs do Divino Mestre. Em 1984, fez o noviciado em Tucano, onde também fez sua primeira profissão religiosa, em janeiro de 1986. Como professa temporária, foi enviada para Cruzeiro, em São Paulo, onde ficou quase sete anos e, em seguida, foi para São José dos Campos. Fez sua profissão perpétua em janeiro de 1991 e, em fevereiro de 1992, regressou a Rio de Contas, onde está, até hoje, servindo sua Congregação e, por ela, toda a Igreja.
Em Rio de Contas, a irmã Saleide, enfrentando desafios e vencendo dificuldades, também permeando sua missão com alegrias, tem prestado relevantes serviços, seja na Escolinha São Tadeu, entregue aos cuidados da sua Congregação, seja na catequese e animação das comunidades. Mas é na Pastoral da Criança, como sua coordenadora diocesana, que investe boa parte do seu tempo, energias e inteligência.
Neste ano, durante o qual comemoramos 50 anos do nascimento dessa incansável missionária, agradecemos a Deus pela dedicação em que transformou sua vida, principalmente junto aos pequenos e pobres, desprovidos dos cuidados mais básicos à sobrevivência. Ainda agradecemos ao mesmo Deus pela presença amiga e testemunhal da irmã Saleide, que nos edifica com sua simplicidade, paixão pelo que faz e bom humor diante das barreiras enfrentadas, próprias de quem deixou tudo para seguir ao Senhor, através da vida consagrada.
A ela, nossos parabéns e votos de perfeita continuidade nos afazeres, que visam unicamente responder ao chamando de Deus através do testemunho de vida e cuidado para com o irmão. Vida longa, irmã Saleide! Veja algumas fotos.
Pe. Rinaldo Silva Pereira, Chanceler do Bispado