CAFÉ FILOSÓFICO: A RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E RELIGIÃO


A Filosofia e a religião buscam a solução para a mesma questão, do homem, do ser, do que existe e seu dilema moral. A teodiceia é a “resposta para a pergunta de por que razão Deus permite o mal” (Alvin Platinga).
 A Teodiceia surge da necessidade de conciliar a existência de Deus com a presença do mal no mundo, e procura mostrar que é razoável acreditar em Deus, apesar das evidencias do mal no mundo. E surge no contexto filosófico ocidental com dupla tarefa. A primeira é de conciliar a existência de Deus com experiência do mal, explicitando a razão e a finalidade do mal pela perspectiva teocêntrica, e a segunda é defender a existência de Deus contra a constatação racional de que ele não pode ser porque existe o mal.
A Filosofia se baseia na razão, no raciocínio lógico, na decisão racional. A religião é o inverso da filosofia, se baseia na fé, acreditar em algo na qual não se pode comprovar, na crença inabalável de ensinamentos impostos por revelações divinas, o que leva à rotinas e dogmas. Explicar a misteriosa origem do universo somente com o uso da razão, sem mostrar o inexplicável como vontade divina, iniciou um diálogo, muitas vezes um confronto entre fé e razão.  
A Filosofia e a religião são duas formações que compõem a dimensão antropológica do ser humano, elas são construções do espírito humano, mas com intenções diferentes. A Religião tem por fim a salvação por meio da fé, e levar o homem ao conhecimento da existência de Deus, de tal modo à colisão entre fé e razão existem quando a Filosofia tenta explicar as ocorrências religiosas recusando a fé.

Mário Victor
1 Ano