MENSAGEM DOS BISPOS AO POVO BRASILEIRO


Reunidos na 57ª Assembleia Geral, desde o dia 1º de maio, em Aparecida (SP), os bispos do Brasil, emitiram ontem, uma mensagem ao povo brasileiro. No documento, os bispos, iluminados pelo Espírito Santo e servindo-se de alguns textos bíblicos, apresentam alegrias e preocupações sobre a realidade brasileira. Escrevem os bispos, “Tomados pela ternura de pastores que amam e cuidam do rebanho, desejamos que as alegrias pascais, vividas tão intensamente neste tempo, renovem, no coração e na mente de todos, a fé em Jesus Cristo Crucificado-Ressuscitado, razão de nossa esperança e certeza de nossa vitória sobre tudo que nos aflige." Continuam eles,  “são incontáveis os sinais do Reino de Deus entre nós a partir da ação solidária e fraterna, muitas vezes anônima, dos que consomem sua vida na transformação da sociedade e na construção da civilização do amor”. 

Os bispos apresentam ainda, algumas preocupações, no que se refere a crise ética, política, econômica e cultural que tem se aprofundado cada vez mais no Brasil. E diz que, "a opção por um liberalismo exacerbado e perverso, que desidrata o Estado quase ao ponto de eliminá-lo, ignorando as políticas sociais de vital importância para a maioria da população, favorece o aumento das desigualdades e a concentração de renda em níveis intoleráveis, tornando os ricos mais ricos à custa dos pobres cada vez mais pobres. O crescente desemprego, “outra chaga social, ao ultrapassar o patamar de 13 milhões de brasileiros, somados aos 28 milhões de subutilizados, segundo dados do IBGE, mostra que as medidas tomadas para combatê-lo, até agora, foram ineficazes". A violência, “aos nossos ouvidos de pastores chegam o choro das mães que enterram seus filhos jovens assassinados, das famílias que perdem seus entes queridos e de todas as vítimas de um sistema que instrumentaliza e desumaniza as pessoas, dominadas pela indiferença. O feminicídio, o submundo das prisões e a criminalização daqueles que defendem os direitos humanos reclamam vigorosas ações em favor da vida e da dignidade humana”.   

Finalizando os bispos afirmam: “O Brasil que queremos emergirá do comprometimento de todos os brasileiros com os valores que têm o Evangelho como fonte da vida, da justiça e do amor.”  O caminho é longo e exigente, contudo, não nos esqueçamos de que “Deus nos dá a força de lutar e sofrer por amor do bem comum, porque Ele é o nosso Tudo, a nossa esperança maior” (Bento XVI, Caritas in veritate, 78).