“Batizados e Enviados – A Igreja de Cristo em missão no mundo”

Estamos vivendo o Mês Missionário Extraordinário (MME). Convocado pelo Papa Francisco, trata-se de uma oportunidade para reavivar em toda a Igreja a missionariedade que recebemos no Batismo. Com o tema “Batizados e Enviados – A Igreja de Cristo em missão no mundo”, o MME deseja “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.
Temos a feliz coincidência de dois grandes momentos na Igreja, o Mês Missionário Extraordinário e o Sínodo Pan-Amazônico. E no final de semana em que celebraremos o Dia Mundial das Missões (19 e 20 de outubro) a nossa Diocese de Livramento de Nossa Senhora ganhará dois novos presbíteros. O Diácono Marcos Bento será ordenado no dia 19/10, às 18 horas, na Paróquia de São Bento de Ibicoara, e o Diácono Júlio César, no dia 20/10, às 09 horas, na Catedral diocesana, em Livramento de Nossa Senhora.
Vamos nos preparar para esses momentos com a Novena Missionária. Convidamos as comunidades das nossas paróquias e pedimos que se organizem em grupos para celebrar com as famílias os nove encontros do material da Campanha Missionária 2019
(http://www.pom.org.br/wp-content/uploads/2019/04/novena-2019-site.pdf). Aproveitemos esse
tempo para rezar, refletir e escutar com atenção o mandato de Cristo: “Ide, pois, e fazei
discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). A missão não é algo opcional na Igreja, como se fosse uma atividade para algumas pessoas realizarem em outras terras. A missão é a essência da Igreja, portanto, não se reduz ao fazer, é uma questão de ser. “Não há comunidade cristã que não seja missionária. Se ela esquece a missão,deixa de ser cristã” (CNBB doc. 100, n 157). Temos muito que investir na Iniciação Cristã em nossas comunidades a fim de que tenhamos cristãos mais conscientes e mais envolvidos com a Boa Nova do Reino de Deus.
Que a preparação para o Dia Mundial das Missões e para as ordenações renove em nós a paixão por Jesus Cristo. Vamos começar a Novena Missionária 2019 no dia 10 e concluir no dia 18 de outubro. Rezem conosco e por nós. “A celebração deste mês irá ajudar-nos, em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo” (Papa Francisco).
Diácono Marcos Bento
Coordenador do Conselho Missionário Diocesano