FESTA DO BATISMO DO SENHOR

Leituras 
 
    Isaías 42,1-4.6-7
    Salmo 28(29)
    Atos dos Apóstolos 10,34-38
    Mateus 3,13-17

No segundo domingo de 2020, temos a alegria de celebrar a festa do Batismo do Senhor. Com esta celebração encerramos o tempo litúrgico do Natal. No dia seguinte começaremos a primeira parte do Tempo Comum.

Esta festa litúrgica nos faz naturalmente contemplar a solidariedade e o amor de Deus para com a humanidade. Ele entra na fila dos pecadores, sem ser pecador e confessa os pecados, mesmo sem os ter. “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornemos justiça de Deus”, ensinou-nos São Paulo (2Cor 5,21) e na prece Eucaristia IV, escutamos do sacerdote a oração, dizendo que Cristo “viveu em tudo a condição humana, menos o pecado”, estes textos bíblico e litúrgico fazem transparecer no mais alto grau o sentido da festa do Batismo do Senhor. Por amor a nós, ele se faz batizar por São João Batista; por amor a nós Ele nos dá o verdadeiro exemplo de que também, precisamos ‘entrar na fila’ para receber e viver o Santo Batismo. Pois, por meio deste sacramento nos tornamos “justiça de Deus”. Cristo nos justifica diante do Pai, com o seu gesto de humildade - deixando-se ser batizado por São João Batista – e nos configura a Ele, pois assim como Ele é o Filho amado, no qual o Pai pois todo o seu agrado (evangelho), nele cada batizado se torna um filho muito amado, que recebe todo o agrado divino.

Sobre o Santo Sacramento do Batismo o catecismo da Igreja ensina que Ele é “necessário para a Salvação, daqueles aos quais o Evangelho foi anunciado e que tiveram a possibilidade de pedir este sacramento”. Ainda nos recorda “os dois efeitos principais são, pois, a purificação dos pecados e o novo nascimento no Espírito Santo” (1262).

Nesta celebração, todo cristão é chamado a recordar do seu próprio batismo, no Batismo de Cristo, no qual se ouviu a voz do Pai e se contemplou a descida do Espírito Santo. Como é bonito um cristão que sabe a data do seu batismo, que recorda cheio de gratidão dos seus pais e padrinhos que movidos pela fé, pediram e buscaram na Santa Igreja este sacramento. Como é belo os pais que buscaram para seu filho e afilhado nos primeiros dias ou meses do seu nascimento esta graça batismal. Este testemunho dos que pedem o sacramento do batismo para as crianças torna-se ainda mais belo, quando a motivação nasce da fé cristã e da participação na vida da comunidade. São poucos os pais que numa participação ativa e consciente, recorrem a fonte batismal, para dar o quanto antes a vida nova que o Santo Batismo dá! Mas, apesar de sabermos que esta consciência ainda não está na maioria dos pais, os ministros deste sacramento, os catequistas e agentes de pastoral não devemos desanimar. Algumas ações negativas e até escandalosas de como o Santo Sacramento é administrado, não devem desmotivar os que buscam uma maior formação, conscientização e vivência da fé, numa maior preparação na celebração e vivência sacramental.

Nesta festa recordamos agradecidos do Projeto Pastoral de nossa Diocese “A Iniciação Cristã e seus sacramentos – 2010 a 2014”. Esta é uma ocasião propícia para, à luz desta celebração, retomarmos a Carta Pastoral “Banhados em Cristo somos novas criaturas” a nós entregue por Dom Armando e, mergulhados na Santíssima Trindade, redescobrirmos o sentido do batismo, assumindo com maior vigor a nossa missão de batizados e enviados. 

“Assim como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (II leitura), cada um de nós batizados também o fomos, por isso devemos nos deixar ser orientados e conduzidos por este mesmo Espírito. Sendo-lhe dóceis e obedientes para fazermos tudo o que Ele nos mandar. Que Deus nos dê a “graça de ouvir fielmente o seu Filho amado, para que, chamados filhos de Deus, nós o sejamos de fato”. Amém! (Oração Pos comunio).

Pe. Gonçalo Aranha