EIS-NOS AQUI!

Os dois são filhos da nossa Diocese, mas vieram de paróquias diferentes, com histórias pessoais e vocacionais diferentes, temperamentos que não se assemelham. No entanto, vimos essa dupla realidade convergindo ao único propósito do ministério ordenado, o que fez com que ambos se tornassem parceiros na caminhada vocacional, desde o começo, culminando na ordenação que deu à nossa Diocese dois novos diáconos, sendo eles Max Sabrino Rodrigues Vieira e Pablo Wilson Lima Dourado.  

Certo é que o querido, desejado e esperado tomou forma por uma sóbria e solene celebração presidida por nosso Bispo diocesano Dom Armando Bucciol, no último dia 03, sob o olhar materno de Nossa Senhora do Livramento, em nossa igreja catedral.

Barrados pela COVID-19, à celebração não éramos muitos, sendo ao todo quinze padres, incluindo o mestre de cerimônias e o regente do coro; e mais, seis diáconos, seminaristas, familiares e amigos, não ultrapassando o limite previsto de cem pessoas.  Tudo foi feito com cuidado personalizado, somando forças e dons especiais, atingindo decoração, escolha dos cantos, arranjos musicais e cadência do cerimonial. Para os cantos, escolhidos pessoalmente pelos Ordinandos, juntaram-se membros do coral de Dom Basílio, catedral e Taquari, que, regidos pelo padre Júlio César, puderam executar na devida medida tudo o que fora cantado na solenidade, enquanto o cumprimento das rubricas sagradas ficou sob os minuciosos cuidados do padre Gonçalo Aranha, recém-nomeado para o oficio de cerimoniário episcopal, apenas para formalizar um trabalho que desde a distante época de coroinha ele já executava com perfeição.

Pelo ritmo dado à cerimonia e pela transparente alegria, Dom Armando disse que estava presidindo os sagrados ritos com o maior agrado. Durante a homilia, ele falou aos ordinandos como a filhos espirituais, não deixando passar despercebidas as obrigações que se abraça quando decide seguir o Cristo como casto, pobre e obediente.

Doravante, o sim dado pelos agora diáconos terá forma pelo diaconato transitório, que os conduzirá à realização da vocação em si, o presbiterado. 

Pe. Rinaldo Silva Pereira  

Chanceler do Bispado


Veja aqui as fotos da ordenação

assista a gravação da transmissão ao vivo.