Carlo Acutis, jovem santo dos nossos dias

 


Antes de mais nada gostaria de expressar que estou profundamente pasmo e maravilhado com a vida de santidade desse jovem que a Igreja acaba de beatificar. Não conhecia a sua história e então, nesta semana que estou de quarentena, resolvi pesquisar e assistir tantos vídeos de entrevistas sobre sua vida. Eu me senti profundamente emocionado e tocado na alma pela vida de Carlo Acutis.

Uma das coisas que nos tocam profundamente é a bondade de Deus, que nunca nos deixou sem os santos para nos servir de exemplo de vida e santidade.  Em cada época da história humana, em meio às evoluções próprias de cada tempo, seja no pensamento, cultura, seja nas tecnologias, no mundo artificial criado pelo homem, Deus se manifesta sempre através de homens e mulheres que buscam uma vida de virtudes.  

Desta vez Deus nos presenteou, sobretudo, em um mundo moderno e tecnológico dos jovens, com a santidade de vida do adolescente Carlo Acutis. Seus pais são de Milão. Por motivo de trabalho estavam vivendo um período em Londres que coincidiu com o seu nascimento em 03 de maio de 1991. Porém, meses depois retornaram a Milão, onde Carlo cresceu, recebeu sua formação e viveu seus breves anos de vida. Milão é uma grande metrópole, onde o estilo de vida é profundamente moderno, próprio das grandes cidades.

Carlo Acutis, como de um golpe, morreu de leucemia fulminante no hospital de Monza-Itália no dia 12 de outubro de 2006. Em janeiro de 2007 o corpo de Carlo foi transferido do cemitério de Ternengo para o de Assis. Tudo isso foi feito para realizar seu desejo porque gostaria de ser sepultado em Assis. Ele nutria um apreço e devoção muito grande pela vida de São Francisco e tinha um carinho muito grande pela cidade do santo.

Em 12 de outubro de 2012 se abre oficialmente a causa de beatificação e canonização de Carlo que se torna Servo de Deus. E neste 10 de outubro de 2020, em Assis, foi celebrada solenemente a missa de sua beatificação, presidida pelo cardeal Agostino Vallini.

Quem foi Carlo Acutis? Em várias entrevistas que podemos encontrar na internet, ouvimos vários depoimentos de sua mãe, amigos e de pessoas que o conheceram. Sendo um rapaz de vida normal, a sua extraordinariedade estava em fazer aquilo que todo cristão devia fazer ordinariamente. O seu exemplo e testemunho de vida encanta.

Desde muito cedo se mostrou voltado para as coisas de Deus. Os seus pais não eram católicos praticantes, porém ele tinha uma babá polonesa que o ensinava a rezar. Com 7 anos pediu permissão ao padre para fazer a primeira comunhão. Depois disso passou a frequentar as missas todos os dias e dizia que “estar unido a Jesus era o seu programa de vida”. Sem conhecer muito da fé católica a sua mãe foi aconselhada a estudar teologia para poder saber responder as questões levantadas pelo pequeno e inteligente Carlo.

A sua vida foi marcada pelo seu amor e devoção à Eucaristia. Dizia que “a Eucaristia era a rodovia para o céu”. Todos os dias fazia adoração ao Santíssimo antes ou depois da missa. Via na eucaristia o maior sentido da presença real de Jesus. Para ele não era uma presença simbólica, mas real, assim como o é para a Igreja. Certa vez o pai quis dar de presente uma viagem a Jerusalém para ele ver onde Jesus viveu. Ele respondeu ao pai que iria aproveitar as férias para visitar várias igrejas em Milão, pois essas tinham sacrários e ele preferiria ver onde Jesus vive.

Um talento especial de Carlo Acutis era o de saber lidar com o universo da informática. De forma autodidata aprendeu fazer programas de computador, a montar filmes dos seus cães e gatos com os quais se divertia com seus amigos, além de criar sites para o colégio onde estudava e para as paróquias. Aprendeu também a montar desenhos animados para ajudar as crianças na catequese. Além disso conseguiu pesquisar na internet sobre todos os milagres eucarísticos relatados pela Igreja Católica e conseguiu montar uma “mostra” que girou o mundo e foi visto em milhares de paróquias nos 5 continentes da Terra. 

Além disso pesquisava também sobre as aparições de Nossa Senhora. Carlo Acustis era apaixonado por Nossa Senhora. Rezava o rosário todos os dias e dizia que Nossa Senhora era a única mulher da sua vida.

Quando ia diante do Santíssimo conseguia concentrar e rezar. Dizia que assim como ficamos diante do sol e ele nos bronzeia, ficar diante do Santíssimo ele nos santifica, mesmo se estamos distraídos. Para ele mesmo se distrai, não importa, porque o mais importante é estar diante de Jesus.

Carlo aproveitou o máximo da sua vida dedicando-a a Deus. Disse que nunca perdeu tempo a não ser com as coisas de Deus. Cada minuto de sua vida viveu para Deus e batalhava para vencer as próprias fraquezas. Dizia: “o que adianta o homem vencer mil batalhas se não consegue vencer a si mesmo? Se não consegue dominar a si mesmo?”

Os seus pais relatam que ele sempre ajudava os pobres e levava uma vida de muita sobriedade. Não permitia que a mãe comprasse dois pares de sapatos, pois dizia que tinham tantos pobres que passavam fome. O dinheiro que seus pais lhe davam ele entregava na igreja dos padres capuchinos para comprar comida para os pobres.

No dia de sua morte seus pais se espantaram com a quantidade de pessoas presentes no funeral. Eram para eles pessoas desconhecidas, estrangeiras, muçulmanos, hindus, pessoas que ele fazia amizade, ajudava e também que conseguiu converter, mesmo sendo de outras religiões. A sua paixão e testemunho pela Eucaristia convenceu essas pessoas a abraçarem a mesma fé.

Sem dúvida o jovem beato Carlo Acustis é um exemplo de fé para todos nós cristãos nos nossos tempos, sobretudo para os jovens. Levava uma vida normal, estudava, jogava futebol, nadava, brincava com os animais, jogava vídeo-games na internet, mas nunca deixou de praticar a sua fé. A internet sempre foi usada por ele para pesquisar coisas puras e santas e jamais a usou para pesquisar o mínimo de algo indecente.

Carlo morreu com 15 anos e 5 meses de vida. Procurou ser autêntico em tudo que fez e viveu. Ficou famosa sua frase que dizia: “Todos nascem originais, mas muitos morrem fotocópias”. Pedimos a sua intercessão para que ajude todos nós, e em especial a juventude dos nossos tempos para encontrar o caminho que leva até Deus. Que seu testemunho de fé e de vida nos inspire a ser cristãos verdadeiros e autênticos.

 

Pe. Nicivaldo de Oliveira Evangelista 

(missionário na Diocese de Vitório Vêneto- Itália) 29/10/2020