Papa Francisco: Mensagem para o 54º Dia Mundia da Paz

Para o 54º Dia Mundial da Paz, celebrado no primeiro dia do ano de 2021, o Santo Padre, Papa Francisco, escreveu uma mensagem com o título: “A CULTURA DO CUIDADO COMO PERCURSO DE PAZ”. O Papa desejou a todos “os melhores votos, esperando que o ano de 2021 faça a humanidade progredir no caminho da fraternidade, da justiça e da paz entre as pessoas, as comunidades, os povos e os Estados”.

Lembrando as dificuldades do ano de 2020, devido à crise sanitária da COVID 19, e também os bonitos exemplos de dedicação e serviço, sobretudo dos que se dedicaram no cuidado aos enfermos, Papa Francisco destaca em sua mensagem o aprendizado “de cuidarmos uns dos outros e da criação a fim de se construir uma sociedade alicerçada em relações de fraternidade”.

O Papa justifica esse propósito retomando a tradição bíblica para mostrar como esse convite à cultura do cuidado se faz presente desde a criação até a missão de Jesus Cristo, perdurando ainda nos passos assumidos pela Igreja. Esse cuidado se expressa na promoção da dignidade e dos direitos da pessoa, na luta pelo bem comum, nos gestos de solidariedade, no cuidado e salvaguarda da criação – princípios fundamentais da Doutrina Social da Igreja.

Após elencar esses conceitos fundamentais da missão social da Igreja, o Santo Padre faz um apelo: “gostaria de convidar os responsáveis das Organizações internacionais e dos Governos, dos mundos econômico e científico, da comunicação social e das instituições educativas a pegarem nesta bússola dos princípios acima lembrados para dar um rumo comum ao processo de globalização, ‘um rumo verdadeiramente humano’”.

Segundo o Papa Francisco, na busca dessa cultura do cuidado é fundamental que aconteça nas famílias, nas escolas, nas universidades e nas religiões uma ação educativa “mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”. Uma humanidade pacífica depende da instauração dessa cultura do cuidado, conclui o Papa Francisco. “A cultura do cuidado, enquanto compromisso comum, solidário e participativo para proteger e promover a dignidade e o bem de todos, enquanto disposição a interessar-se, a prestar atenção, disposição à compaixão, à reconciliação e à cura, ao respeito mútuo e ao acolhimento recíproco, constitui uma via privilegiada para a construção da paz”.

Inspirados pelo Papa Francisco, iniciemos este ano de 2021 comprometidos com a vivência dessa cultura do cuidado para construirmos um mundo repleto de Paz!

 LEIA A MENSAGEM NA ÍNTEGRA