Padre Antônio Carlos toma posse como Pároco

                                 


IGREJA EM CONSTRUÇÃO, PASTOR PRÓPRIO

Dia 25 de janeiro é festa da Conversão de São Paulo, padroeiro de Novo Horizonte, portanto, festa na cidade. A cada ano, desde 2017, surgem motivos a mais para celebrar, seja pelo crescente entusiasmo que se verifica no povo de Deus, seja pelo erguimento da igreja matriz, em ritmo célere. Esta dupla construção que se vê conta com o contagiante entusiasmo do padre Antônio Carlos, agora pároco.

A construção da igreja matriz era uma necessidade que se impunha naquelas terras, pastoralmente esquecidas até serem visitadas por D. Armando Bucciol, em 2004, logo depois de ele ter assumido a nossa Igreja particular como seu segundo Bispo diocesano. A situação de Novo Horizonte esteve sempre na pauta de D. Armando, com inquietação redobrada e explícita predileção, seja para se fazer presente, seja buscando soluções para que aquele povo não sofresse pela ausência de um pastor. Nesse contexto de opção preferencial, o padre Antônio Carlos, ainda diácono, nos meados de 2016, foi designado para Novo Horizonte. Havia urgência em dar respiro pastoral e melhor identidade eclesial às comunidades e pastorais ali existentes, mas também se sentia a necessidade de um sinal visível daquela vida eclesial, que ganhava corpo. Empenhado em abrir caminhos e estabelecer metas, o padre Antônio teve a ideia de construir uma nova matriz, no mesmo lugar da anterior, para o que contou, desde o início, com o apoio incondicional de Dom Armando, a confiança e generosidade do povo novohorizontense. Ele convenceu a todos que se tratava de uma ideia brilhante e possível, como agora se comprova pelo feito. Certo é que, já no segundo ano consecutivo, em 2022, a Festa do Padroeiro foi celebrada na nova matriz, agora contando com telhado, janelas e portas, sendo que instalação elétrica começa a se efetivar nos próximos dias. Da generosidade e comunhão do povo, uma grande conquista.

Também, por orientação de Dom Armando, o título de pároco é concedido aos padres de nossa Diocese somente após completarem cinco anos de ministério presbiteral. Foi o que aconteceu: tendo o padre Antônio Carlos fechado o quinto ano de ordenado no último 10 de dezembro, aproveitando o ensejo da Festa do Padroeiro, foi-lhe dada posse como Pároco de Novo Horizonte. A investidura não é mero reconhecimento pelo que foi feito, mas concessão de estabilidade e gesto de confiança em relação ao que está por fazer.

Bem preparada e bem celebrada, a festa foi muito bonita. Quem a acompanha de perto todos os anos, testemunha com alegria o seu crescimento e aprimoramento em todos os sentidos. Resta-nos, diante disso, parabenizar ao povo de Novo Horizonte, agraciado com um novo pároco, e a este, pelo amor e entrega constante ao ministério vivido e exercido.

PASCOM DIOCESANA

Confira as fotos!