Mestre
onde moras? (João 1,38) A pergunta do discípulo pode ate parecer algo sem
grande importância, mas ela nos apresenta algo de essencial: A questão é saber
o que procuramos, qual é o nosso desejo? Este questionamento nos ensina que a
adesão a Jesus cristo parte de uma experiência particular, parte do desejo de
estar perto do mestre. Por este motivo
nos não podemos pensar que evangelizar é falar de Jesus, precisamos ir além,
precisamos ser sinal do próprio cristo. Ao ser questionado Jesus nos faz o
convite: “Vinde e vereis” (João 1,39) ele quer que nos façamos esta
experiência, de ir ao seu encontro, de estarmos perto dele para que desta forma
o mistério possa acontecer e o encontro possa de fato transformar nossas vidas,
pois é precisamos ver nos mesmos, nos não podemos deixar que os outros vejam
por nós, é uma experiência que deve nascer do pessoal. O texto
quer nos dizer que nossa ação evangelizadora não é eficaz? Que todos os nossos
esforços não são capazes de transmitir e comunicar Jesus? De forma alguma. O
mesmo evangelho nos aponta as palavras proféticas de João batista “Eis o
Cordeiro de Deus” (João 1,36) palavras que indicam o cristo e o mesmo texto noz
diz que ao ouvir estas palavras os discípulos seguiram a Jesus. Eis um texto
rico em significados, somos de fato capazes de indicar o caminho, devemos
apontar o cristo, mas de fato o encontro é algo particular é uma experiência
que transforma a vida daquele que vai ao encontro do cristo. A
pergunta deve ser dirigida ao próprio cristo e todos nos somos chamados a
fazê-la, é o fruto de uma busca. Afinal o homem sempre terá necessidade de ir
ao encontro de Deus e ele nos espera cheio de alegria e nos convida a fazermos
esta experiência, nos encoraja a estarmos juntos dele e nós temos este desejo
de conhecer melhor a Jesus e muitas vezes nos perguntamos onde é que de fato
podemos encontra-lo, de qual forma podemos estar junto dele. Cristo
nos faz o apelo e a igreja nos mostra o cordeiro, nos aponta o caminho, todos
os dias nos mostra onde de fato Jesus se encontra. A eucaristia sacramento do
amor pelo qual ele se entregou na cruz, sacramento de sua morte e ressureição.
Na eucaristia reconhecemos o cristo e nela somos associados ao mistério da
redenção. A
resposta a esta pergunta não nos é dada de forma pronta e acabada, mas é um
convite, um apelo, para que também nós possamos ir ao seu encontro, com o
tempo, na convivência vamos descobrindo quem é o Cristo, vamos descobrindo que
ele se encontra presente em todos, ele nos espera e nos o esperamos, afinal
haveria outro caminho? Só Cristo é o caminho e mediante ao seu convite que
sejamos capazes de responder “ Eis me aqui, Envia-me” (Is 6,8).
Sem. Alisson Caires
2º Filosofia
