
Leituras:
Atos 10,34a.
37-43;
Salmo117;
Colossenses 3,1-4;
João 20,1-9.
Mais
uma vez, a Igreja celebra a Páscoa do Senhor, e a Liturgia, com sua riqueza de
expressões e beleza de ritos, oferece a possibilidade de entrarmos no sentido
profundo de nossa fé e nossa vida.
Com
este breve comentário à Liturgia, pretendo também enviar a todos os leitores do
nosso Blog – e, por meio deles, a todos os irmãos e irmãs de caminhada – meus
votos sinceros e fraternos – de uma Páscoa repleta da luz e da alegria do
Senhor Jesus.
Nestes
dias, encontrei tantas pessoas, sobretudo que estavam à procura do perdão do
Senhor, renovando seus propósitos de vida nova. Experiência bonita em que, tantas
vezes, constato a ação da Graça, isto é, da misericórdia e da força de Deus na
vida da gente. Desejo que os sentimentos e propósitos pascais sejam fecundados
pela constante decisão de caminhar ‘na estrada de Jesus’.
A
Liturgia da Páscoa
é rica de mensagens. Protagonistas são algumas (corajosas) mulheres, Pedro e
João e nós todos, também. Nós, que somos convidados pelo Apóstolo Paulo (II
leitura) que nos diz: “Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto” e “aspirai
às coisas celestes... pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com
Cristo, em Deus”. O Apóstolo Pedro (I leitura) se apresenta como ‘testemunha’
de que “Deus ressuscitou Jesus no terceiro dia” e, sem medo, o declara diante
do povo, recordando que Jesus passou “fazendo o bem e curando a todos os que
estavam dominados pelo demônio”. O ponto alto do anúncio o encontramos no
Evangelho de João (20,1-9). Conta-se que ‘no
primeiro dia da semana’ Maria
Madalena foi ao túmulo de Jesus e o encontrou vazio. Correndo, foi avisar Pedro
e João que – correndo – foram ver. Quando João vê... logo acreditou! Acreditou
em quê? Por quê? Que não tinham sido ladrões a roubar o corpo morto de Jesus.
Acreditou que Jesus tinha realizado o que prometera e que, até então, ele e
eles (os demais discípulos) não tinham entendido.
Uma
página nova se abre na vida dos amigos de Jesus e da humanidade inteira que,
com humildade e abertura de coração, acolhe a mensagem e a novidade que começa
se espalhar pelo mundo inteiro.
Este
anúncio chegou até nós, chega a todo ano, a todo domingo, de maneira especial.
Se você, irmão / irmã, acreditar – mas com convicção profunda e coração sincero
e aberto, numa busca constante - garanto que sua vida vai ter um rumo
diferente; a esperança e a alegria preencherão seus dias e uma força interior o/a
guiará. Isso lhe desejo; é meu voto a todos, de coração, com sentimentos de
sincera fraternidade. Feliz Páscoa em e com Jesus ressuscitado.
Dom Armando