Cada fase da vida tem sua peculiaridade! Viver è uma
arte, uma grande arte e, talvez, das mais difíceis! Requer paciência, empenho,
dedicação e sabedoria que se adquire, obviamente, com o tempo.
A infância é uma das fases mais lindas, quando vivida
com os afetos e cuidados que lhes são devidos. Ela marca o resto de toda a
existência humana. Cada vez mais me convenço que são as experiências da
infância que determinam o modo de enfrentar a vida no depois.
Fase também bela da vida é a velhice, a terceira ou
quarta idade. Ela porta a riqueza da experiência acumulada no decorrer dos anos
vividos e, consigo, produz uma grande sabedoria. Os idosos de costume são
pessoas sábias. Cada história contada carrega em si experiências vividas e
lições aprendidas. Porém, entre essas duas grandes fases existe aquela que
possui uma beleza singular, a juventude.
Ser jovem é sinônimo de alegria, de festa, de
entusiasmo, de conquista, de sonhos, de lutas e ideais para si e para o mundo.
A juventude bem vivida traz realizações que contribuem para aquilo que chamamos
de felicidade. Talvez por ainda não carregar consigo uma bagagem de
experiências tão grande, os jovens precisem de maior atenção por parte daqueles
que já são mais experientes. Por natureza ele é aventureiro, conquistador,
buscador, enfim vive a vida através da novidade que ela comporta.
Dentro da sociedade o jovem representa a força de
transformação da realidade em que se vive. Por isso mesmo ele precisa acreditar
em si mesmo, nos seus potenciais, na sua criatividade, para concretizar em sua
vida e na vida do mundo mudanças que ajudem na realização pessoal e na evolução
da sociedade da qual faz parte. Gosto também dos jovens que tem senso crítico sobre
a vida, a política, a sociedade, a cultura e também a religião. Um jovem que
aceita tudo passivamente é um jovem manipulado pelos sistemas dominantes que os
seres humanos constroem. Uma juventude pra frente é aquela capaz de questionar
as coisas e fazer um discernimento para suas escolhas mais acertadas.
Infelizmente na humanidade nem sempre os jovens são
compreendidos. Alguém dizia uma certa vez que foi encontrada nas pirâmides do
Egito, construídas há 4.500 anos, uma frase que dizia: “os jovens de hoje não
querem nada”. E, depois disso, até hoje costumamos ouvir a mesma expressão.
Será que isso não revela um conflito de gerações, que afinal não se
compreendem?! Será mesmo que ele não querem alguma coisa ou será que não estão
oferecendo a eles confiança e oportunidade que eles precisam?!
Vendos os noticiários, muitas vezes fico triste de
saber que grande parte dos jovens do nosso tempo é vítima de tantos males
sociais: vítimas da droga, do tráfico, do desemprego, da falta de educação
qualificada, da cultura líquida e fraca, da família desestruturada, da
sociedade do descartável, enfim, sempre vítima de um mundo que não oferece o
melhor para a sua juventude.
No mês de julho deste ano acontecerá no nosso Brasil a
JMJ com o Papa Francisco. Rezemos para que seja uma oportunidade bela para
renovação das esperanças dos e nos nossos jovens. Com certeza o Santo Padre,
com sua presença e alegria contagiante, deixará uma mensagem de ensinamento e
de motivação para a juventude. Que Jesus Cristo, o jovem que revolucionou o
mundo transformando o para melhor e o redimindo, fortaleça, ilumine e abençoe
os jovens do mundo inteiro.
Pe. Nicivaldo,
mestrando em Teologia Moral,
ROMA
