XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras
Is 66,18-21
Si 116
Hb 12,5-7.11-13
Lc 13,22-30


A Liturgia nos apresenta Jesus que prossegue “o caminho para Jerusalém”. Ele vai fazendo seu caminho e no caminhar vai esparramando o anúncio do Reino de Deus. A salvação vai sendo edificada na humanidade por meio dos passos de Jesus Cristo.
Alguém deseja a salvação e questiona Jesus sobre as dificuldades e facilidades de ser salvo ou de se salvar. Mas Jesus recorda que a salvação é dom gratuito de Deus Pai para todo ser humano: “quando o dono da casa se levantar e fechar a porta”; ao mesmo tempo em que é acolhida livre de cada um: “fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita”. Esta dinâmica do Reino pede de cada pessoa um deixar-se educar pela graça do alto, que na estrada da vida nos vai conduzindo para os céus.
A participação do Reino é presente/dom dado a todos sem exclusão: “Não tenhais, medo pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dara vós o Reino” (19º. Domingo). Esta doação não é baseada em privilégios de grupos, sobrenomes, poderes ou títulos, antes é uma entrega amorosa do Pai que desejoso de criar comunhão com sua criatura, convida-a a participar da vida divina, para ser no mundo, sinal e mensageiro para todos os povos. Deixar-se conduzir para o Reino é tomar parte dele e vivenciá-lo com coragem e disposição.
A entrega do Cristo Jesus no anúncio alegre e disponível nos ensina que, assim como Ele não se colocou como dono, mas como servo e administrador das coisas de Deus, cada um que acolhe o chamado do alto para servir, deve se lançar na missão, no anúncio constante da Boa Nova com confiança e simplicidade, sem apegos, lembrando-se diariamente que somos administradores da multiforme graça de Deus. Esta consciência nos educará na escola do Senhor, para que como filhos formados pelo Pai não nos extraviemos construindo um reino que não o de Deus, ou ainda, nos esmoreçamos no caminho; deixemo-nos ser corrigidos para que seja produzido em nós o fruto de paz e de justiça e por meio dele sejamos exercitados em boas obras e nos tornamos no meio das nações, das comunidades e em todo lugar que nos encontramos anunciadores da Glória de Deus e sinal que conduz, que busca e anima tantos irmãos e irmãs que distante do Reino estão.
Que participantes da Glória Divina sejamos igualmente facilitadores para que todos tenham a possibilidade de encontrem a porta aberta e tomarem parte neste reino que para todos foi preparado.
Concluindo o mês vocacional recordamos com carinho e gratidão dos inúmeros catequistas que no meio do povo, apesar das limitações, se colocam disponíveis para transmitirem o ensinamento do Cristo Jesus. Que alimentados pelo Pão da Palavra e da Eucaristia, e animados por nossos preces continuem testemunho por meio de uma vida alegre e participativa na vida da comunidade, quer nas celebrações, nos encontros, nas formações e decisões, o Cristo como o Reino de Deus instaurado em nosso meio que nos conduz a Glória, na qual, face a face com o Senhor participaremos plena e definitivamente de seu Reino. Catequistas, sigam em frente com coragem, audácia, humildade e simplicidade.

Pe. Gonçalo Aranha