VIGÍLIA PELA VIDA NASCENTE


Atendendo a proposta feita em 2010, pelo, então, papa Bento XVI, dioceses e paróquias no Brasil realizarão a “Vigília pela Vida Nascente”, no dia 30 de novembro. O objetivo é inserir a vida no conteúdo da oração, para que seja reconhecido seu valor fundamentado na sua fonte divina.
De acordo com o bispo de Camaçari (BA), e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Carlos Petrini Vigília da Vida Nascente é um “momento precioso” para pensar na ocasião que é o natal. “A vinda do filho de Deus para habitar entre nós, na condição de uma criança que nasce do ventre de uma mulher, é refletir sobre a vida que está nascendo e que se abre para uma esperança infinita”, afirmou.
Para dom Petrini, sempre há esperança com nascimento de uma criança. “Pode ser alguém que vem contribuir para o bem deste mundo de uma maneira extraordinária”, disse o bispo ao recordar-se do nascimento de Jesus. “Daquela vida tão frágil que surgia do ventre da Virgem Maria, estava sendo gestado o próprio Deus encarnado”, completou.
Para realizar a Vigília, a sugestão é que em cada localidade do Brasil sejam criadas oportunidades de oração e reflexão sobre a vida. “Em clima de festa, pela chegada de Jesus, o filho de Deus, se reflete sobre a vida nascente por meio de cantos, de orações, momentos de reflexão”, sugere dom Petrini.
Foto: Karindalziel (creative commons)