5º DOMINGO DA PÁSCOA

LEITURAS:
Primeira leitura: At 6,1-7
Salmo Responsorial: Sl 32 (33)
Segunda leitura: 1Pd 2, 4-9
Evangelho: Jo 14, 1-12

Nesse 5° Domingo da Páscoa, a liturgia nos convida a contemplar Jesus, revelação plena do Pai, e nos dispor a agir segundo seus ensinamentos.
O trecho do Evangelho de João que ouviremos, reporta a um discurso de despedida de Jesus. Ao tempo em que se despede, Jesus deixa aos discípulos uma mensagem de encorajamento: “Não se perturbe o vosso coração. […] Na casa do meu Pai há muitas moradas”. Não precisamos temer a vida, pois Jesus prepara para nós um caminho autêntico que na vivência do amor nos faz descobrir o verdadeiro sentido de viver.
É preciso andar nos caminhos do Senhor, pois a segurança de uma vida bem vivida – realizada – só encontramos em seu Evangelho. Ele mesmo nos prepara essa morada com sua palavra e com seu jeito de ser. Como celebrávamos semanas atrás, Jesus ensina-nos a descobrir a beleza da vida que se realiza na doação, no serviço, na entrega. O desejo de Cristo é que todos nós, seus discípulos, sigamos esses seus passos e, como ele, cheguemos a fazer morada junto de Deus, numa intimidade com o Pai.
Tomé, contudo, expressa a sua dúvida: “como podemos conhecer o caminho?” O questionamento de Tomé é seguido de uma das mais belas frases do evangelho, muito conhecida por nós. Jesus lhe diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
Eis aqui a experiência fundamental que todo discípulo de Cristo precisa fazer: reconhecer que Ele é o caminho que devemos trilhar, a verdade que devemos amar e a fonte da vida que verdadeiramente nos sacia. Não precisamos buscar fora, criar novos caminhos, inventar novas verdades. Tudo isso é vão! Quem faz a verdadeira experiência de encontro com o Cristo ressuscitado sabe que só Ele basta para nos trazer a paz e a vida em plenitude. Assim, é crendo em Jesus e acolhendo-o como caminho de vida autêntica que somos capazes de fazer as obras do Reino acontecer em nosso meio por meio da Igreja.
Essa foi a experiência que as primeiras comunidades cristãs fizeram. Jesus não estava fisicamente com eles, mas na consciência de cada discípulo era firme a confiança de que Jesus é Caminho, Verdade e Vida. Por isso eles se entregaram sem reservas ao anúncio da palavra, levando adiante a missão da Igreja, mesmo em meio aos conflitos e às dificuldades.
Aliás, essa é a dinâmica que Jesus propõe a seus discípulos. Ele não se apresenta somente como verdade, como vida, como filho amado do Pai. Ele faz questão de se apresentar como caminho e não é por acaso! “Na Bíblia, caminho e caminhar significam muitas vezes o modo de proceder”. Apresentando-se como caminho Cristo incentiva sua Igreja a não ficar parada, mas a mover-se indo ao encontro do outro e indo ao encontro da morada preparada por Cristo.
Esse é o cenário das outras duas leituras que ouvimos. No trecho dos Atos dos Apóstolos, a comunidade se organiza a fim realizar melhor a sua ação. A Igreja não pode parar, ficar circunscrita a um pequeno grupo, mas ela abarca novos membros, novas lideranças, novos ministérios. Na Carta de São Pedro, como Cristo foi uma pedra viva, os cristãos são chamados a ser também como pedras vivas, formando um edifício espiritual.
Somos um povo vocacionado, chamado a proclamar as obras admiráveis de Deus no mundo. Porém só seremos capazes de tal feito se toda nossa ação se nutrir na fé autêntica de que Jesus Cristo é verdadeiro caminho para a vida.
Desse modo, celebrar essa Palavra hoje é renovar esse estado itinerante da nossa Igreja. Na experiência da ressurreição, somos convidados a reforçar em nosso ser a confiança de que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Acreditando plenamente nessa mensagem, podemos nos colocar a serviço da construção de um mundo mais voltado à Palavra de Deus e aos frutos que dela provém.
Sem. Jandir Silva