Como sabemos e aprendemos, a filosofia é
uma atividade teorética, ou seja, trabalha a partir do teórico, é uma atividade
intelectual, e por sua vez pedagógica e literária, não se restringindo, porém,
a estas duas últimas caraterísticas. A Filosofia assume o dever de educar, os
filósofos da antiguidade eram os educadores, ela instiga também à escrita e ao
raciocínio.
Busca-se
“ensinar”, ou fazer, uma filosofia que diz respeito à vida, pois sendo
teorética a filosofia não é irreal, mas ao contrário reflete o que é tocante à
realidade do ser humano. Então no sentido pedagógico podemos nos questionar com
a afirmação de Kant que diz que não se ensina filosofia, mas se ensina a
filosofar. Esta afirmação torna-se cada vez mais clara a ponto que vamos
adentrando no verdadeiro sentido da filosofia na educação, pois a pensamento
filosófico não permite aceitar apenas o aparente das coisas, aquilo que nos é
apresentado, mas faz ir além, pois o dado condicionado é muito superficial, e
não necessariamente condiz com a verdadeira realidade, sem contar que a
filosofia é o ponto crítico de todas as afirmações, o seu objetivo não está nas
respostas, más nas interrogações.
Compreendendo
a íntima ligação da filosofia com a educação, entendemos que é necessária a
aplicação da didática no ensino básico da filosofia, e por que não ousarmos
dizer também que o raciocínio logico filosófico é necessário na construção de
uma didática? Dentre as várias tendências pedagógicas aplicáveis no meio
escolar, vale ser destacar aqui a liberal renovada progressistas, conhecida
também como liberal pragmática, pois esta prepara o aluno para assumir o seu
papel na sociedade, levando-o a imitar a vida, depois, defende-se ai a teoria
do “aprender fazendo”, ou seja, o aluno torna-se o ser pensante, e não apenas
recebe o conhecimento do educador, e concluindo o aprender nesta visão é uma
atividade de descoberta, pratica-se uma autoaprendizagem. Conclui-se assim que
este ideal não foge a tendência de se ensinar filosofia que é a de ensinar o
aluno a pensar, ser crítico e construtor do seu saber.
Max Sabrino Rodrigues Vieira
2º Filosofia