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Após
os mais diversos tipos de filosofia, está sendo desenvolvida na atualidade a
filosofia da comunicação. Mas, o que significa esse novo paradigma de
pensamento? E como pensar uma filosofia da comunicação a partir das novas
formas de se comunicar? Estas e tantas outras perguntas surgem com frequência diante
dessa temática pertinente e muito significativa para a atualidade tão
caracterizada pela era da comunicação virtual. O novo paradigma da razão
comunicativa possibilita uma reviravolta no pensamento filosófico e sugere uma
maneira de refletir. Assim, realiza-se uma atualização no ato de filosofar,
porém não como novidade já que a Filosofia sempre se renova tanto nas
descobertas de novas linhas de pensamento como na própria forma de caminhar em
busca da verdade. De fato, o objetivo da filosofia da comunicação consiste em
assumir com seriedade a atuação das palavras que são emitidas em contexto
distintos permitindo a discussão das proposições susceptíveis de verdade que
não resultam da nossa reflexão.
Devido
à relação com a linguagem e com a hermenêutica, a filosofia da comunicação
observa a palavra e o discurso minuciosamente a fim de compreender o sentido da
mensagem transmitida. Como cada comunidade (linguística, cultural, científica
ou social) possui uma forma específica de se comunicar, variando desde os
códigos utilizados até as formas de transmiti-los, é preciso estar atento e
reconhecer a inexistência de uma comunicação ideal que exprima validade aceita
por todos. Contudo, como afirma Albrecht Wellmer, essa constatação não implica
a inexistência de um ideal de comunicação.
O
ato de comunicar implica a pretensão de expor a verdade, ou pelo menos, o
critério de validade que julgamos existir em nossos discursos. Para Wellmer, a
seriedade é condição imprescindível para que as afirmações que apresentamos
sejam aceitas e compreendidas pelos outros. Entretanto, não podemos pensar que
somos os únicos detentores da verdade, precisamos admitir, quando necessário, a
dúvida e os posicionamentos de outrem, retirando nossa pretensão pela verdade.
Por esse motivo e pelas variadas comunidades, Wellmer questiona sobre a
relatividade da verdade. Certamente, é muito raro que culturas, línguas e
sociedades pensem sempre da mesma forma na hora de validar suas afirmações.
Em
nossos dias, deparamos com muitas formas de comunicação. A comunicação virtual
sobressai como a ‘preferida’ de muitos, porque é mais rápida, criativa e por
que não dizer mais cômoda. Diante dessa nova realidade, a reflexão proposta na
filosofia da comunicação nos permite refletir sobre os critérios de validade
que utilizamos para validar nossos argumentos e os dos outros. Mas, como é
possível compreender a validade do conteúdo de mensagens obscuras, cuja ideia
destina-se a uma dupla interpretação – como é comum nas redes sociais?
Pensemos!
Marcos Bento
1º Teologia