49º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Tema: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”

A Igreja, em todo mundo, celebra neste Domingo da Assunção do Senhor, pelo 49º ano seguido, o Dia Mundial das Comunicações Sociais. É costume que sua Santidade escreva uma mensagem que oriente as reflexões desta comemoração. Em 2015 o Papa Francisco elegeu como tema: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.
O Pontífice afirma: “A família é o primeiro lugar onde aprendemos a [nos] comunicar”. Ele nos alerta, com a escolha deste tema, que as nossas famílias, nesta cultura tecnológica de rompimento das fronteiras geográficas, tem perdido o hábito de viver uma comunicação fecunda, que transmite valores, mas antes, o cuidado de uns com os outros.
“O vínculo está na base da palavra, e esta por sua fez revigora o vínculo”, o próprio Cristo Senhor, nosso modelo de comunicador, faz-nos compreender, concretamente, o que isso significa, pois a vida de Jesus, podemos dizer, é a comunicação mais perfeita do amor de Deus que se personifica e torna-se testemunho à toda humanidade. O agir do Mestre nos convida a viver de “forma fundamental a comunicação, que é a oração”, e esta vivenciada de maneira mais intensa no seio da família, para que ela seja um canteiro onde possa germinar frutos que sejam capazes de sanar as necessidades oriundas pela falta de comunicação na sociedade. Sendo assim, a família tem um papel crucial na propagação da Boa Nova, sendo, pois, “um ambiente onde se aprende a comunicar”.
Nesta perspectiva a PASCOM diocesana, unida a Igreja no mundo inteiro, se rejubila nessa ocasião festiva, centrada na Comunicação, sobretudo da Fé em Cristo Ressuscitado e Assunto aos Céus, sugere às comunidades da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, como sinal desta alegria, um formulário de Preces, passível de ser utilizado nas Celebrações do próximo Domingo.
Que a esperança na promessa da descida do Espírito de Deus, nos anime a Comunicar as maravilhas do Senhor.




- Equipe da PASCOM diocesana -