Ensinar
filosofia, é proporcionar ao homem um questionamento crucial sob a compreensão
de mundo acerca da realidade a qual está inserido, tornando-se um homem para a
vida, com a capacidade de desenvolver a auto reflexão. Sabe-se que, a instrução
de cunho filosófico não é algo dado como pronto, mas sim, um processo de
relação entre o saber construído e o envolvimento do educando, sempre com um
olhar crítico e reflexivo mirando uma inclusão do saber e do aprendiz.
São
inúmeras as dificuldades encontradas dentro do processo educacional no que se
refere ao ensino da Filosofia, dentre elas, destaca-se o problema em torná-la
matéria escolar constando na grade curricular, e mais ainda, não como mera
ocupação e preenchimento de matérias ou disponibilizando aos professores como
preenchimento da carga horária de trabalho, faz-se também a necessidade de
consolidar e legitimar, não com o intuito de repor o tempo em que fora
suspensa, mas tentar acrescentar uma educação de qualidade, buscando na
Filosofia o seu verdadeiro contributo “despertar um pensamento crítico e
reflexivo”. Buscando assim, uma valorização e aproveitamento desta, ocupando o
lugar que lhe é devida, o campo da reflexão na construção do saber, levando
para a vida do aprendiz um conhecimento que seja adequado para a sua formação.
Outra
dificuldade a ser superada é a criação de uma política educacional que
beneficie o processo de ensino, e que esta educação, não esteja voltada para o
utilitarismo/tecnicismo voltados para o mercado capitalista, mas que seja capaz
de romper as alienações que o curso da história impregnou na humanidade,
primando pelas dimensões que constitui o ser, a saber: intelectual, afetiva,
física, estética, política, profissional. Ainda, faz-se necessário também, o
investimento na capacitação dos professores, e que este processo seja
permanente, através de cursos, seminários, especialização filosófica, entre
outros. Também seria necessário um investimento dentro do recursos didáticos,
bem como, na melhoria dos livros e que os mesmos tenha cunho filosófico e não
apenas metodológicos.
O
conhecimento nunca é limitado e jamais ultrapassa a necessidade de buscá-lo, e
a Filosofia busca cumprir essa função de jamais dar o entendimento por completo
e que a sede de informação seja esgotada, sendo assim, ela desenvolve um papel
mais que necessária dentro deste processo, por isso, faz-se necessário o uso de
textos filosóficos, para que seja capaz a reflexão acerca da matéria. Como
resultado, busca-se por parte dos professores a transmissão de pensamentos
filosóficos com o intuito de oferecer aos alunos a capacidade de enfrentar as
necessidades futuras, aprofundando a área de estudo da Filosofia (Ética,
Política, Estética, Ciência), como resultado, buscar-se-á desenvolver uma
educação ativa e que esta seja uma via de crescimento e enfrentamento da
realidade sem medo ou incapacidade de fazer valer a sua vez/voz no mundo
social. Por conseguinte, será de suma importância a comunicação e interação
entre professor e aluno, já que a disciplina está voltada também para esta
questão. Sendo assim, o aluno também sentir-se-á parte integrante do processo
educacional, e o professor atuará então como facilitador neste processo.
Élcio
Bonfim
2º
Filosofia