SINAIS E SÍMBOLOS. 8. UNÇÃO – UNGIR

O Catecismo da Igreja Católica escreve (n. 1293): “A unção no simbolismo bíblico e antigo é rica de significados: o óleo é sinal de abundância e de alegria, ele purifica (unção antes e depois do banho) e torna ágil (unção dos atletas e dos lutadores), é sinal de cura, pois ameniza as contusões e as feridas, ele faz irradiar beleza, saúde e força”.
Na liturgia da Igreja, existem diferentes unções: no batismo e na crisma, na ordenação de presbíteros e bispos, na dedicação de altares e igrejas e para a enfermidade. Cada uma tem sentido próprio, e seu uso vem de uma longa história. No mundo bíblico, a vida da comunidade é marcada por unções. Ungir expressa a força necessária para que as pessoas cumpram sua missão a favor do povo, é transmissão da força de Deus. Por isso, reis e sacerdotes eram ungidos. Os profetas também, mas mais de maneira simbólica.
Jesus foi chamado de Messias, palavra hebraica traduzida para o grego como Cristo, isto é, Ungido. O povo esperava um ungido que fosse segundo o coração de Deus, fiel e coerente com a sua missão. Decepcionado com seus líderes religiosos e políticos, pede que Deus mesmo venha reinar e ser o Ungido coerente com a missão que lhe cabe. Por isso, quando Jesus aparece, é reconhecido como o Messias, o Cristo como afirma o apóstolo Pedro: Tu és o Messias (Mt 16,16 = Mc 8,29 = Lc 9,20). Em Atos (10,38) se lê: “Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Por toda parte ele andou fazendo o bem e curando a todos”. Também nós, os cristãos, recebemos a unção do Espírito: “É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. Foi ele que imprimiu em nós a sua marca e nos deu como garantia o Espírito derramado em nossos corações” (2 Cor 1,21-22). Daí, sermos chamados de cristãos, ungidos, com a mesma missão que foi de Jesus.
Demoraria muito analisar cada uma das unções com seu belo e rico significado. Só poucas palavras.
- Na unção pré-batismal, feita no peito, exprime-se a força que Cristo comunica ao catecúmeno. No caso de adultos, o Rito próprio (RICA 128) orienta para repetir essa unção no tempo do catecumenato.
- A unção pós-batismal, feita na fronte com o óleo do crisma, significa a entrada no povo de Deus, como sacerdote, profeta e rei;
- Na Confirmação, a unção na fronte, feita, de costume, pelo bispo (ministro ‘originário’), a unção expressa a marca que o cristão recebe para ser testemunha de Cristo com sua vida, em todas as circunstâncias;
- Nas Ordenações, são ungidas as mãos do presbítero para dizer que ele atuará totalmente entregue ao serviço do povo de Deus; o bispo é ungido na cabeça, para indicar que a graça o configura a Cristo – Cabeça da comunidade;
- As doze cruzes das Igrejas e os Altares, também, são ungidos, para que se tornem espaços em que o Ungido por excelência manifesta e exerce sua presença eficaz e repleta de amor.
- Enfim, a Unção feita sobre a fronte e as mãos dos Enfermes manifesta a ternura delicada e amorosa do Senhor no momento em que a pessoa se encontra numa situação de doença e fraqueza.
Todos os Sacramentos de Unção têm sua nascente na Missa crismal da quinta-feira santa, em clima pascal, para indicar que os Sacramentos brotam da Páscoa do Ungido e Senhor.

Dom Armando