ENCONTROS E CELEBRAÇÕES

DOM ARMANDO MINISTRA PALESTRA NA ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA EM FEIRA DE SANTANA - BAHIA

No último sábado (9), Dom Armando esteve em Feira de Santana, ministrando palestra na Escola Bíblico-Catequética (EBC) Dom Jairo Rui Matos da Silva, do Regional NE 3 da CNBB (Bahia-Sergipe). A escola catequética é desenvolvida dentro da metodologia de iniciação, que aborda a reflexão, vivência e experiência da iniciação à vida Cristã, a partir do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA). Busca formar catequistas na força do Kérigma (conteúdo e anúncio), para torná-los verdadeiros mistagogos em suas comunidades.
Vários catequistas de nossa Diocese já participaram dessa Escola. Nesse ano de 2016, estão participando cinco catequistas.  Maria Ledilma Santana e Maricélia Almeida Santos Trindade, da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Piatã; Juliana Carlos, da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde de Abaíra; Carla Lima Rocha, da Paróquia do Senhor Bom Jesus do Taquari e Maria José, da Paróquia de Santo Antônio do Paramirim. 


FESTA DO PADROEIRO SÃO BENTO -  PARÓQUIA DE IBICOARA

Na última segunda (11), nosso bispo presidiu a Celebração Eucarística, na Festa do Padroeiro São Bento, Paróquia de Ibicoara. Participaram da celebração o pároco, o Padre Borini, os Padres Gilberto e Gonçalo, vários seminaristas e um grande número de fiéis.  Na oportunidade, o seminarista Jandir Silva dos Santos, que está concluindo os seus estudos em teologia (Belo Horizonte – MG), recebeu a admissão às ordens sacras e ministério de Leitorato. Quanto a este, é um ministério instituído – não ordenado – e que remonta a uma antiga tradição da Igreja. Os dois ritos, bem como o acolitato, que ele receberá futuramente, são necessários para aqueles que receberão as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e o presbiterado (sacerdócio).  


ENCONTRO COM PAIS E PADRINHOS DOS CRISMANDOS

Nesta terça-feira (12), Dom Armando assessorou, mais um encontro com crismandos, juntamente com seus pais e padrinhos, da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, comunidades de Santa Terezinha e Catedral. O encontro iniciou com um momento de oração, sobre o ano da misericórdia. Foi proclamado o texto de Lc 10, 25-37. Após breve reflexão do nosso bispo, os crismandos apresentaram algumas cenas, enfatizando a questão: “Quem, hoje, é o meu próximo?” Eles destacaram várias categorias de pessoas que precisamos nos tornar mais próximos: pobres, mendigos, pessoas com deficiência física, idosos, garis, professores... Logo após, Dom Armando, de forma dinâmica e alegre, introduziu uma reflexão sobre o Sacramento da Eucaristia; passou um vídeo sobre o tema e depois concluiu exortando a todos para uma maior participação nas celebrações da Eucarística, sobretudo, aos domingos.